O Figueirense foi eliminado de forma melancólica da série C do Campeonato Brasileiro neste sábado (24), na última rodada da primeira fase da competição. O time catarinense precisava vencer e ainda torcer por outros dois resultados para ficar com uma das oito vagas para a sequência do campeonato. Mas perdeu de 1 a 0 para o Volta Redonda, no estádio Raulino de Oliveira. Com isso, o Alvinegro do Estreito vai permanecer na terceira divisão nacional em 2025, pelo 5º ano consecutivo.
Já classificado por antecedência no G8, o Volta Redonda entrou no jogo em voltagem baixa, e desde os primeiros minutos deu espaço para que o Figueirense tomasse a iniciativa. Mais atento, os alvinegros disputavam cada dividida como uma final de campeonato, mas faltou criatividade para criar chances claras de gol.
Logo aos 30 minutos, o meia PK, do Voltaço, foi expulso, deixando o Figueirense com um jogador a mais em campo. No intervalo, ainda com placar em branco, o técnico João Burse resolveu mexer no time. Ele sacou Genilson e Bruno Michel e colocou Titto e Cristian Renato.
Mas logo aos seis minutos da etapa final, o time da casa abriu o marcador, em mais uma infelicidade da defesa Alvinegra. Num ataque do Voilta Redonda pela esquerda com o atacante Robinho, a bola foi cruzada na área e Thomás Kayck, sozinho, mandou para a própria meta: gol contra.
O Figueirense termina a primeira fase na 11ª colocação, com 29 pontos, e está fora da segunda fase. Até o final do ano, o clube terá pela frente somente a Copa SC, que vale uma vaga na Copa do Brasil em 2025.