O sonho da classificação virou um pesadelo para o Figueirense. Na tarde deste domingo (18), o Alvinegro do Estreito vencia o São José por 1 a 0 até os 45 minutos do segundo tempo, quando sofreu o empate ao apagar das luzes. O resultado no Estádio Orlando Scarpell, pela 18ª rodada, a penúltima da primeira fase da Série C do Brasileiro, complica as coisas para o time catarinense.
O gol de cabeça do meia Camilo, marcado logo no começo do jogo, colocou o Figueirense novamente no G8, na sétima colocação. Com o empate cedido no finalzinho, o time permaneceu com 24 pontos, agora na 10ª colcoação, e vai depender de um milagra na última rodada para se classificar. Terá que vencer o Volta Redonda no RJ e torcer contra Londrina e Remo que enfrentam, respectivamente, Náutico e São José.
Já rebaixado, o São José amarga a última colocação, com dez pontos. No entanto, o técnico Rogério Zimermann aproveitou o jogo para preparar sua equipa para a disputa da Copa RS.
O Figueirense se impôs desde o início e não demorou para abrir o marcador. Aos 9, Bruno Michel avançou pela direita e cruzou na medida para Camilo subir sozinho e cabecear para marcar.
Após o gol, o Figueirense controlou a partida e tentava o segundo alçando bola na área. O São José quase chegou ao empate aos 30, mas Ruan Carneiro defendeu chute de Marquinhos e depois tirou de carrinho o perigo.
O São José voltou mais ligado para o segundo tempo e antes dos 11 já tinha criado duas boas chances com Marquinhos e Douglas. O Figueirense melhorou após os 20 minutos. Aos 26, Jefinho teve a chance de ampliar, mas desperdiçou sem goleiro.
No final, o São José esboçou uma pressão e buscou o empate aos 45. Após chute de Márcio Jonatan que bateu na trave, Douglas aproveitou o rebote pra estufar a rede e empatar o jogo. A torcida do Figueirense, que apoiou o time durante toda a partida, só proterstou e vaiou após o apito final, quiando jogadores e comissão técnica deixaram o campo bastante abatidos com o resultado.