Região Balneário / Itajaí / Itapema

Festival reúne jovens do Xadrez até domingo em Canasvieiras

Competição vale título de campeão brasileiro e vaga no mundial

Autor
Festival reúne jovens do Xadrez até domingo em Canasvieiras
Foto Vivian Passig / divulgação

Jovens atletas de Xadrez estão em Florianópolis desde a quinta-feira (8) para a disputa do Festival Nacional da Juventude de Xadrez (Fenaj), competição que reúne alguns dos principais enxadristas do Brasil dos 11 aos 18 anos de idade. Os jogos ocorrem no salão do Hotel Canasvieiras In, no Norte da Ilha.

PUBLICIDADE

O evento é promovido pela Federação Brasileira de Xadrez (FBX), com apoio da Federação Catarinense de Xadrez (FCX), e conta com a participação de 240 atletas dos tabuleiros. Destes 131 são catarinenses ou estão federados em Santa Catarina, representando diversas cidades do estado. As disputas ocorrem nas categorias sub 14, sub 16 e sub 18, disputando nas modalidades xadrez rápido, blitz e standard (pensado).

As disputas seguem até domingo (11), quando serão conhecidos os campeões em cada categoria. Os vencedores vão representar o Brasil nos campeonatos Mundial, Pan-Americano e Sul-Americano.

Destaques no Festival

Na categoria Xadrezx rápido, passadas três rodadas até agora, dois dos destaques são os catarinenses Kim Paul Mariani e Luca Bieging, que dividem a liderança na categoria sub 14. Kim, que tem apenas 12 anos, é natural de Florianópolis mas representa o Clube de Xadrez de Joaçaba. Luca, de 11 anos,  é de Florianópolis, foi campeão catarinense em 2022 e 2024 e brasileiro em 2021. Ambos venceram os três jogos que disputaram até o momento, e se enfrentam na manhã deste sábado, pela quarta rodada, valendo a liderança isolada do torneio.

Kim Paul Mariani na disputa do sub 14. foto: Vivian Passig / divulgação

A FENAJ é uma das maiores competições de base do calendário nacional, com grande representatividade regional e alto nível técnico. O festival não é apenas uma competição: é também uma vitrine do desenvolvimento do xadrez juvenil brasileiro.

A competição contará com seis torneios simultâneos de xadrez clássico em sistema suíço de seis rodadas. O evento também é válido para movimentação de rating FIDE e CBX e para requerer os títulos de Mestre Nacional (MN) e Mestre Nacional Feminino (MNF) para os melhores colocados das categorias de xadrez clássico.

Marlon Rahn, presidente da Federação Catarinense de Xadrez falou das expectativas para este evento: “Estamos com mais de 240 atletas inscritos de várias partes do Brasil e os campeões do sub 16 irão compor a equipe olímpica do Brasil para a Olimpíada da categoria, assim como os demais campeões garantem vaga para o campeonato sul-americano da categoria”, disse ele.

E enalteceu: “É sempre bom trazer estes grandes eventos para Santa Catarina por todo o incentivo turístico e  econômico que estão implícitos em competições deste porte”, finalizou.

Do ponto de vista de marketing esportivo, o Festival Nacional da Juventude de Xadrez é uma excelente oportunidade de visibilidade para marcas que desejam se associar a valores como raciocínio lógico, disciplina e educação.

Matéria em atualização

Relacionadas