A estudante catarinense Julia Dias, do curso de Jornalismo da UFSC, conquistou um resultado inédito no Skimboard feminino profissional para o Brasil. Julia foi vice-campeã no Circuito Mundial de Skimboard, encerrado no último domingo (22), em Newport Beach, na Califórnia, nos Estados Unidos.
O Mundial deste ano contou com quatro etapas. Na primeira, em Cabo San Lucas, no México, Julia ficou com a primeira colocação. As três etapas seguintes ocorreram nos Estados Unidos: Delaware, Flórida e Califórnia, nas quais ela terminou em terceiro, quinto e terceiro lugar, respectivamente.
“Ir aos torneios são custos muito altos. Assim, no começo do ano, fiz uma vaquinha para seguir na luta de conquistar o mundial. O título não veio, mas estou muito feliz por toda a caminhada percorrida este ano. Conquistar esse título é provar que a categoria feminina brasileira, mesmo sem total suporte, é capaz de se tornar a segunda melhor do mundo”, afirma a atleta, que estuda no Campus Florianópolis da UFSC.
O que é Skimboard?
Skimboard é um esporte praticado principalmente em praias de tombo e consiste em correr em direção de uma onda, jogar sua prancha rapidamente pulando em cima dela (drop) para então surfar a onda (wrap). Neste esporte encontramos uma mistura de várias outras modalidades como o surf, skateboard ou snowboard, visto que é possível surfar a onda, fazer manobras como no skate ou Snowboard. Os atletas que praticam este esporte são Skimboarders ou Skimmers. Também pode ser em praias planas utilizando-se de obstáculos e rampas (flatland).