Região Balneário / Itajaí / Itapema

Escola de Balneário Camboriú expõe acervo sobre as Copas do Mundo

Todos os ítens são de uma coleção pessoal de um professor da escola

Autor
Escola de Balneário Camboriú expõe acervo sobre as Copas do Mundo
Fotos: divulgação

Uma escola municipal de Balneário Camboriú, situada no bairro Barra, abriu para visitação ao público uma sala com cerca de mil itens, entre réplicas e originais, com referências à Copa do Mundo de Futebol. A exposição etá aberta no Centro Educacional Municipal Dona Lili. O acervo pertence ao colecionador e professor da Escola, Martinho Joel Wolter, que reúne objetos dos mundiais há 15 anos.

PUBLICIDADE

Turmas de outras escolas, tanto da rede pública quanto da particular, devem agendar as visitas com antecedência pelo whatsaap (47) 98447-6878, com o próprio professor. Para a comunidade em geral a exposição está aberta todas as quartas-feiras, das 19 às 21h, até o dia 10 de dezembro. O CEM Dona Lili fica localizado na Rua Fermino Taveira Cruz, 219.

A coleção conta com camisas e bolas – originais e réplicas; miniaturas; flâmulas; réplicas de taças e medalhas; que reúnem aproximadamente mil objetos, formam o acervo com itens desde 1930, ano da primeira Copa, realizada no Uruguai. Martinho conta que muitos objetos, alguns dos mais raros, foram adquiridos por ele em mercados de pulgas e garimpos. “Muitos objetos antigos, e alguns originais, ganhei de amigos, que conhecem essa minha paixão”, acrescenta o Professor.

O acervo dos mundiais, assim como outras coleções do Professor, fica guardado em sua residência. “Não tenho uma contagem correta dos objetos, pois tenho outras coleções; mas na Sala da Copa estão expostos cerca de 50 álbuns; 100 camisetas e 100 bolas – originais e réplicas”, acrescenta ele. Toda a visitação é acompanhada e orientada pelo professor.