
Em queda na série B e sem vencer há três rodadas, o Avaí volta a jogar pela segundona do Brasileirão nesta quinta-feira (24). Será a partir das 21h45, no estádio Mangueirão, em Belém, do Pará, contra o Remo. O adversário tem um ponto a mais que o time catarinense, e aparece uma posição acima do Avaí na tabela de classificação, com 26 pontos.
Com 25 pontos em 17 rodadas, o Avaí ocupa a 8ª colocação. O time vem caindo na tabela, desde que os salários dos jogadores atrasaram. Dentro de campo, a falta de ânimo e vontade de vencer é visível a qualquer torcedor. Ainda assim, a direção do clube garante que os atrasos não interferem nos resultados.
Em Belém, a imprensa paraense destacou nesta semana um duelo entre os dois times que aconteceu em 1999, há 26 anos. Foi no dia 9 de setembro, pela 12ª rodada da Série B daquele ano, e o resultado foi 7 a 1 para o Remo, que jogou em casa e contou com o apoio da torcida e fez valer a vantagem. Guga, Ney Sorvetão (2x), Neto, Anderson, Balão e Júlio César marcaram os gols do triunfo histórico do time naquela ocasião.
Ao todo, Remo e Avaí se enfrentaram 11 vezes na história, com vantagem para o time de Belém, que tem uma vitória a mais que o Leão da Ilha. Até o momento, foram cinco triunfos para a equipe paraense, contra quatro do Avaí, e apenas dois jogos terminaram empatados.O primeiro duelo entre os clubes ocorreu em 1974, pela Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro, quando o Leão Azul foi derrotado por 3 a 0. Já o último confronto foi em 2021, pela Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro, e o clube paraense venceu por 2 a 1, no Baenão.

Nesta quinta, nem mesmo a vitória recoloca o Avaí no G4. O técnico Jair Ventura deve manter a mesma equipe que vem atuando. Nesta semana, o grupo perdeu o volante Barreto, que se transferiu para o Japão, e também o desconhecido atacante Renan, que foi emprestado ao Confiança para a disputa da Série C.
Com o baixo rendimento do lateral Marcus Vinícius, com reserva Raylan pode ganhar uma nova oportunidade.