No Norte da Ilha, em Florianópolis, a praia do Sambaqui se destaca por suas águas calmas e sem ondas. Ali, o programa Bairro Educador desenvolve um projeto que ensina canoangem havaiana para crianças. Segundo o oficineiro Adiel Telles, as atividades têm como objetivo maior promover a prática do esporte ao ar livre, formando pessoas mais saudáveis que visam cuidar da natureza e construir uma cidade mais próspera para todos.
Os ganhos do hábito vão desde o fortalecimento dos músculos e controle da respiração até a melhora da postura. A frequência dos exercícios auxilia na qualidade da saúde das articulações, aumentando a resistência física.
Além da Canoagem Havaiana, a sede do Sambaqui oferece as oficinas Pedagógica, Futebol 7, Jiu-jítsu, Violão, Boi de Mamão, Ginástica, Capoeira e Vôlei de Praia.
As oficinas acontecem nos períodos, matutino, vespertino e noturno conforme o quadro de dias e horários das atividades. Atualmente a sede possui cerca de 230 matriculados, entre crianças, jovens e adultos.