Região Blumenau

Com 5 catarinenses, seleção de Futsal se classifica às quartas no mundial

Atletas de Jaraguá, Blumenau, Palmitos e Chapecó representam Santa Catarina na seleção brasileira

Autor
Com 5 catarinenses, seleção de Futsal se classifica às quartas no mundial
Foto: divulgação

Cinco catarinenses fazem parte da seleção brasileira de Futsal que disputa atualmente a Copa do Mundo da modalidade no Uzbequistão. Nesta terça-feira (24), o Brasil venceu a Costa Rica por 5 a 0, pelas oitavas de final do torneio, e garantiu sua classificação às quartas de final.

PUBLICIDADE

Os cinco catarinenses da seleção são os goleiros Willian (natural de Jaraguá do Sul) e Diego Roncaglio (Blumenau),  o ala Dyego (Palmitos) e os pivôs Pito e Ferrão, ambos de Chapecó. Pito, que atua no Barcelona, da Espanha, inclusive, foi eleito em 2023 o melhor jogador do mundo, pela Futsal Planet. Pito atuou nos três jogos da primeira fase, mas foi poupado na vitória sobre a Costa Rica, após sentir dores durante um treinamento.

Na primeira fase, a seleção brasileira venceu os três jogos e se classificou em primeiro lugar no seu grupo. Na estreia, foi 10 a 0 contra Cuba. Depois, 8 a 1 na Croácia e, por fim, 9 a 1 na Tailândia.

O Brasil já venceu o mundial de futsal em cinco oportunidades (1989,1992, 1996, 2008 e 2012) e é um dos principais países do mundo nesta modalidade.

Com 5 catarinenses, seleção de Futsal se classifica às quartas no mundial
Foto: divulgação

Assim como Pito, todos os,outros qutro catarinenses da seleção atuam na Europa. O goleiro Willian defende o Norislk, Nickel da Rússia. O goleiro Diego Roncaglio, estava no Anderlelecht, da Bélgica, mas precisou rescindir seu contrato para poder jogar o Mundial pela seleção. Para ser liberado, o jogador precisou desembolsar 20 mil euros de multa, cerca de R$ 123 mil. O ala Dyego e o pivô Ferrão também estão no Barcelona, junto com Pito.

A vitória sobre a Costa rica aconteceu no Bukhara Universal Sports Complex, no Uzbequistão, e se classificou para as quartas de final da Copa do Mundo, no próximo domingo. O adversário será definido nesta quarta, do duelo entre Irã e Marrocos.