Os dois catarinenses que disputam o Campeonato Mundial de Xadrez para Cadetes, na cidade de Montesilvano, na Itália, venceram suas partidas na rodada desta sexta-feira (22). A competição reúne jogadores entre sete e 12 anos de idade. São 719 enxadristas de 82 países.
Na equipe com sete brasileiros estão dois representantes de Santa Catarina. Hepta campeão brasileiro, Kim Mariani, de 10 anos, venceu o esloveno Edvard Kaloh e agora tem 3,5 pontos. Faltando ainda quatro rodadas para o fim do torneio, Kim, que nasceu em Florianópolis mas atua pela cidade de Joaçaba, ocupa a 87ª posição, entre 150 competidores na sua categoria.
Outra catarinense é Maria Eduarda Mazzaroppi Lisboa, também de 10 anos. Nesta sexta ela superou a enxadrista Shadah Uanguta, da Namíbia, e chegou a 3 pontos na tabela de classificação. Eduarda ocupa no momento a 71ª posição, entre 100 participantes.
Apesar de tão jovem, Maria Eduarda possui em seu currículo um título brasileiro feminino sub 9 e dois brasileiros escolares. Ela também é a atual bicampeã catarinense e top 5 na américa do Sul.
Na primeira rodada, Eduarda perdeu para a turca Beren Cetin. Depois, sofreu nova derrota, desta vez para a alemã Tiffany Tu. Na terceira rodada, venceu a irlandesa Lorena Putar. Na quarta rodada, voltou a perder, agora para Yucan Sun, da China. Na terça-feira, Eduarda superou Anita Rovcanin, de Montenegro e na quarta-feira perdeu para Lam Vi Le Nguyen, da Inglaterra.
Neste sábado (23), Maria Eduarda enfrenta a italiana Rebecca Tarricone, deedta vez com as peças brancas, pela 8ª rodada. Já Kim Mariani encara de pretas o colombiano Maximiliano Gomez Silva.