Região Santa Catarina

Catarinenses são campeãs no Paulista Feminino com o Palmeiras

Pati Maldaner e Tainá Maranhão estiveram em campo na vitória sobre o Corinthians

Autor
Catarinenses são campeãs no Paulista Feminino com o Palmeiras
Tainá e Pati Maldaner são destaques no clube paulista. Fotos: divulgação

Duas atletas catarinenses conquistaram na quarta-feira (20) o campeonato paulista feminino de futebol. A zagueira Pati Maldaner e a atacante Tainá Maranhão atuam pelo Palmeiras, que venceu o Corinthians nos pênaltis, após vitória de 2 a 1 no tempo normal, e garantiu o título.

PUBLICIDADE

Natural de Pinhalzinho, no extremo Oeste catarinense, Paty Maldaner é titular no Palmeiras e jogou os 90 minutos da decisão. Contudo, Tainá, de apenas 20 anos, entrou no segundo tempo da final. Tainá nasceu em Criciúma, onde despontou nas categorias de base do feminino do Criciúma Esporte Clube, maior formador de atletas em Santa Catarina.

Pati Maldaner começou nas categorias de base da Chapecoense, em 2018, onde foi descoberta pelo falecido professor Amauri Giordan, que por alguns anos comandou o projeto de futebol feminino da Chape, que após a sua morte foi extinto pelo clube.

Passagens pela seleção brasileira

Na seleção brasileira, Pati conquistou o Sulamericano sub 20 em 2022, onde marcou um gol, compondo dupla de zaga com Lauren, do São Paulo e da seleção principal. Antes de chegar no Palmeiras, ela passou pelo Grêmio, onde também fez um gol na final do Gauchão 2023 e garantiu o título estadual.

Além disso, Tainá também tem várias convocações para as seleções de base. Do mesmo modo, do Criciúma, ela seguiu para o Santos, e no começo deste ano se transferiu para o Palmeiras. Tainá é filha do ex atacante do Criciúma Alex Maranhão, que se aposentou no ano passado.

Além das duas jogadoras, uma terceira catarinense também se destacou na final do Paulista Feminino. A auxiliar de arbitragem Neuza Inês Back, natural de Jaraguá do Sul, trabalhou na partida, com atuação bastante elogiada pela imprensa especializada.

Relacionadas