Região Balneário / Itajaí / Itapema

Catarinenses ganham quase tudo no Fenaj de Xadrez Blitz e Rápido

Competição acontece em Canasvieiras. Neste domingo tem as finais da categoria Standard (pensado)

Autor
Catarinenses ganham quase tudo no Fenaj de Xadrez Blitz e Rápido
Fotos: divulgação

Santra Catarina vai se consolidando cada vez mais como o estado número 1 do Xadrez no Brasil. Neste fim de semana, o Hotel Canasvieiras In, no Norte da Ilha, em Florianópolis, reúne os 240 melhores jovens enxadristas do País na disputa do Festival Nacional da Juventude de Xadrez (Fenaj). Neste sábado (10), ocorreram as disputas nas categorias Rápido e Blitz, com seis rodadas em cada modalidade.

PUBLICIDADE

Leia também: Festival reúne jovens do Xadrez até domingo em Canasvieiras

Das 36 medalhas conquistadas pelos 3 melhores colocados em cada uma das 12 categorias – masculino e feminino, 24 ficaram com atletas de Santa Catarina. Os campeões e campeãs em cada torneio por idade – sub 14, sub 16 e sub 18, vão agora representar o Brasil nas etapas do Pan-americano, Sul-Americano e Mundial.

Alguns dos catarinenses conseguiram a proeza de conquistar mais de uma medalha. Isso porque obtiveram pódio tanto no torneio Blitz quanto no Rápido. Foi o caso de Julia Garghetti, de Concórdia, 3ª colocada no sub 14 Blitz e campeã no Rápido. E de Mariana C

osta, de Penha, que foi campeã no sub 16 Blitz e vice-campeã no Rápido. Juliana Figueira, de Blumenau, foi ainda mais longe. Ela se sagrou campeã sub 18 tanto no Blitz quanto no Rápido e Clara Dias, de Criciúma, foi vice no Blitz e 3ª no Rápido.

Confira todos os pódios definidos neste sábado (Blitz e Rápido)

Blitz

Sub 14 masculino

1º Rafael Soares (Paraná)

2º Lucas Calcada (Paraná)

3º Pedro Spagnolo (Joaçaba SC)

Sub 14 – feminino

1º Eduarda Frassetto (Concórdia SC)

2º Luiza Yoon (Rio de Janeiro)

3º Julia Garghetti (Concórdia SC)

Sub 16 masculino

1º Calebe Lazzarotti (Concórdia SC)

2º Vitor Arosteguy (Florianópolis SC)

3º Henrique Calcada (Paraná)

Sub 16 feminino

1º Mariana Costa (Penha  SC)

2º Yasmin Pinto (Paraná)

3º Alice Pavão (Lacerdópolis SC)

Sub 18 – mascuilino

1º Welligton Santos (Navegantes SC)

2º Maicon Ramazzotte (Paraná)

3º Arian Bittencourt (Concórdia SC)

Sub 18 Feminino

1º Juliana Figueira (Blumenau SC)

2º Clara Dias (Criciúma SC)

3º Rafaela Alves dos Santos (FCX SC)

Xadrez Rápido

Sub 14 masculino

1º Kauan Teles (Seara SC)

2º Kim Mariani (Joaçaba SC)

3º Lucas Ramalho (Mato Grosso do Sul)

Sub 14 feminino

1º Julia Garghetti (Concórdia SC)

2º Nathalia Kruger (Pomerode SC)

3º Elisa Costa (Tocantins)

Sub 16 masculino

1º Lucas Deretti  (Blumenau SC)

2º Flávio Penna (Itajaí SC)

3º Gabriel Henrique dos Santos (Joinville SC)

Sub 16 feminino

1º Esther Ramazzotte (Paraná)

2º Mariana Costa (Penha SC)

3º Isabella Bischoff (Navegantes SC)

Sub 18 masculino

1º Julio Gamboa (Mato Grosso do Sul)

2º Vitor Silverio (Amapá)

3º Pedro Melo (Goiás)

Sub 18 feminino

1º Juliana Figueira (Blumenau SC)

2º Laura Jurado (Navegantes SC)

3º Clara Dias (Criciúma SC)

Xadrez Pensado define neste domingo

A categoria considerada a mais importante do Fenaj, chamada de Standard (Xadrez Pensado), teve suas primeiras rodadas ainda na sexta-feira (9). As rodadas decisivas ocorrem neste domingo, quando serão conhecidos os novos campeões brasileiros do Fenaj 2025.

Após quatro rodadas, na sub 14 o catarinense Luca Bieging, de Florianópolis, divide a liderança com o paranaense Lucas Calçada, ambos com 100% de aproveitamento até aqui. Luca, que ficou de fora do pódio nos torneios rápidos, aposta tudo no título no pensado. No feminino, a catarinense Sofia Soejima, também de Blumenau, lidera a disputa junto com Natalia Biazon, do Paraná. As duas últimas rodadas neste domingo vão definir qual das duas fica com a medalha de ouro.

Na sub 16, sete atletas chegaram empatados com 3,5 pontos nesta quinta e penúltima rodada, todos com chance de título. Quatro deles são catarinenses: Francisco Lessa (Chapecó), Calebe Lazzarotti (Concórdia), Bernardo Silva (Blumenau) e Gabriel dos Santos (Joinville). Entre as meninas, a paulista Beatriz Fernandes e a paranaense Estjher Ramazzotte dividem a liderança com 4 pontos. Mas Luana Simoncini, paranaense federada em Santa Catarina, também tem chances, com 3,5 pontos.

Por fim, na sub 18, Thiago Kim, de Blumenau, divide a liderança com o sul-matogrossense Julio Gamboa, campeão no torneio rápido de sábado. No feminino, Vanessa Toffoli, de Fraiburgo, é líder isolada com 3,5 pontos, seguida de perto por outras três enxadristas que tem 3,0, entre elas, a catarinese e atual campeã brasileira Clara Dias, de Criciúma, e Rafaela Santos, atleta de Maringá federada por Santa Catarina.

A FENAJ é uma das maiores competições de base do calendário nacional, com grande representatividade regional e alto nível técnico. O festival não é apenas uma competição: é também uma vitrine do desenvolvimento do xadrez juvenil brasileiro.

O evento também é válido para movimentação de rating FIDE e CBX e para requerer os títulos de Mestre Nacional (MN) e Mestre Nacional Feminino (MNF) para os melhores colocados das categorias de xadrez clássico.

Relacionadas