Região Santa Catarina

Catarinenses estreiam na Série D do Brasileirão

Barra, Marcílio Dias e Joinville vão à campo nesse sábado

Catarinenses estreiam na Série D do Brasileirão
Foto: Reprodução / Internet

O Sábado de Aleluia será movimentado para os clubes catarinenses que disputam a Série D do Campeonato Brasileiro. Após a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) adiar o início da competição por uma semana, finalmente Barra, Marcílio Dias e Joinville irão à campo na tarde desse sábado (19).

PUBLICIDADE

Os três de Santa Catarina estão no Grupo A8 do torneio, que reúne também as equipes do Paraná e do Rio grande do Sul. No primeiro desafio, da longa jornada de disputa por uma vaga na terceira divisão nacional de 2026, os catarinenses têm duelos com times gaúchos.

O primeiro a ir a campo é o Joinville que, na arena Joinville, recebe o Guarany de Bagé, às 15h30. Às 18h30 é a vez da estreia do Marcílio Dias, que recebe o São José, de Porto Alegre, diante de sua torcida, no estádio Doutor Hercílio Luz, em Itajaí. O Barra é o único do estado a iniciar a competição longe de sua torcida. A equipe de Balneário Camboriú está no Rio Grande do Sul, onde enfrenta o Brasil de Pelotas, no estádio Bento Freitas, às 20h.

Conforme o regulamento da Série D de 2025, elaborado pela CBF, 64 equipes disputam a primeira fase da competição. Os clubes são divididos em oito grupos de oito times cada. Os grupos são definidos de acordo com as regiões do Brasil, para evitar grandes deslocamentos e altos custos às equipes.

Dentro dos grupos, os times disputam 14 partidas, em turno e returno. Os quatro melhores classificado em cada grupo se credenciam para ir à diante. Na segunda fase, a competição é disputada em formato mata-mata.

Os quatro semifinalistas garantem uma vaga na Série C do Brasileirão 2026. O campeão é definido após partidas de ida e volta da final. Não há rebaixamento na Série D, que é a última divisão do futebol profissional gerenciada pela CBF.

Relacionadas