Região Balneário / Itajaí

Catarinenses estão na final da Copa do Mundo de Futsal neste domingo

Cinco atletas nascidos em Santa Catarina estão na seleção brasileira no Uzbequistão

Autor
Catarinenses estão na final da Copa do Mundo de Futsal neste domingo
Foto: divulgação

Cinco catarinenses estão na seleção brasileira que disputa neste domingo (6) a grande final da Copa do Mundo de Futsal, que está sendo disputada no Uzbequistão, na Europa Oriental. A partida começa ao meio-dia (horário de Brasília) e os brasileiros enfrentam a Argentina, com transmissão pela TV aberta.

PUBLICIDADE

Os catarinenses que estão no grupo brasileiro são os goleiros William (Jaraguá do Sul) e Diego Roncaglio (Blumenau), o ala Dyego (Palmitos), e os pivôs Pito e Ferrão, ambos de Chapecó. Pito, que atua no Barcelona, da Espanha, inclusive, foi eleito em 2023 o melhor jogador do mundo, pela Futsal Planet. Pito atuou nos três jogos da primeira fase, mas foi poupado na vitória sobre a Costa Rica, após sentir dores durante um treinamento.

Além disso, Diego Roncaglio, natural de Blumenau, que se notabilizou nesse mundial numa situação inusitada. Ele precisou pagar do próprio bolso 20 mil euros para rescindir contrato com seu clube, na Bélgica, e poder jogar a Copa do Mundo.

Atual pentacampeão mundial, o Brasil não vence uma Copa do Mundo de Futsal desde 2012. Por outro lado, a Argentina, que no passado recente não tinha nenhuma tradição na modalidade, evoluiu bastante nas duas últimas décadas e chegou na final da Copa do Mundo nas últimas três edições, ficando com o título em uam delas.

Campanha do Brasil na Copa do Mundo de Futsal

1ª rodada – Brasil 10 x 0 Cuba

2ª rodada – Brasil 8 x 1 Croácia

3ª rodada – Tailândia 1 x 9 Brasil

Oitavas de final – Brasil 5 x 0 Costa Rica

Quartas de final – Brasil 3 x 1 Marrocos

Semifinal: Ucrânia 2 x 3 Brasil