Região Balneário / Itajaí / Itapema

Catarinense será única brasileira na arbitragem do Mundial de Futsal

Anelize Meire Schulz, de Blumenau, vai apitar competição em setembro

Autor
Catarinense será única brasileira na arbitragem do Mundial de Futsal
Anelize em quadra. Foto: divulgação

O Brasil terá apenas um representante entre os árbitros e árbitras que irão trabalhar no próximo Mundial de Futsal masculino. A competição ocorre entre 14 de setembro e seis de outubro, no Uzbequistão. Trata-se da catarinense Anelize Meire Schulz, de 38 anos, natural de Jaraguá do Sul, mas que reside em Blumenau.

PUBLICIDADE

Anelize integra o quadro de árbitros da Fifa desde 2018. A partir daí, se tornou uma das principais profissionais do País. Nos últimos dois anos, ela passou a receber grandes oportunidades em competições maiores. Desta vez, ela agora fará sua estreia no Mundial Masculino. Em 2021, no último Mundial de Futsal, o nome de Anelize chegou a entrar na chamada pré-lista, mas acabou ficando de fora.

Nascida e criada em Jaraguá do Sul, Anelize se mudou para Blumenau aos 16 anos. Em seguida, passou a representar o município do Vale como atleta da modalidade até encerrar a carreira, em 2005.

A partir daí, começou a se dedicar aos estudos, e se formou em Educação Física, com duas pós-graduações: Fisiologia do Exercício, e Psicomotricidade e Inclusão Escolar.

Foto: divulgação

Estreia do Brasil no Mundial de Futsal

Ao mesmo tempo, Anelize apitava jogos de futsal como forma de estágio e criou gosto pela profissão até fazer o primeiro curso de arbitragem em 2008, pela Liga Blumenauense de Futsal.

Após três anos de experiência em jogos amadores na região de Blumenau, Anelize foi indicada para fazer o curso da Federação Catarinense de Futsal em 2011, e, no ano seguinte, o da Confederação Brasileira.

Mas o grande salto na profissão veio mesmo em 2017, quando recebeu a indicação para os testes da FIFA e acabou sendo aprovada, passando a integrar o quadro internacional em 2018.

A Copa do Mundo de Futsal vai reunir 24 seleções. O Brasil está no grupo B, junto com Cuba, Croácia e Tailândia. A estreia dos brasileiros será no dia 14 de setembro, na cidade de Bucara, contra Cuba.

Foto: divulgação