Região Brasil

Catarinense reforça seleção brasileira na vitória sobre Camarões no Mundial

Maiara Niehues saiu de Itapiranga para brilhar na Europa

Autor
Catarinense reforça seleção brasileira na vitória sobre Camarões no Mundial
Maiara, na apresentação à seleção, nesta semana. Foto: CBF / divulgação

A atleta catarinense Maiara Niehues, jogadora de futebol profissional que atual pelo Sporting, de Portugal, foi o reforço de última hora na seleção brasileira sub 20. O Brasil feminino disputa na Colômbia a Copa do Mundo da modalidade. Maiara fez sua estreia na competição na noite desta quarta-feira (11), na vitória brasileira sobre Camarões no Mundial, por 3 a 1, na prorrogação.

PUBLICIDADE

A partida teve transmissão ao vivo pelo canal Sportv 2. Além disso, o resultado classificou a seleção brasileira para as quartas de final do Mundial. Maiara não esteve presente nos três jogos da primeira fase, quando o Brasil venceu a França, Canadá e Ilhas Fiji. No entanto, a catarinense se apresentou à seleção no começo da semana, após defender o Sporting nos playoffs da Champions League Feminina, na Europa. A jogadora foi um dos grandes destaques da equipe portuguesa na classificação para enfrentar o Real Madrid por uma vaga na fase de grupos da competição europeia.

“Eu estava muito nervosa por não poder estar aqui, queria muito, e sempre mandava mensagens para desejar sorte às meninas. Meu coração estava com elas”, disse Maiara, em entrevista ao site oficial da CBF.

De acordo com a imprensa especializada do centro do País, Maiara chega para reforçar o meio-campo brasileiro em um momento crucial do Mundial Sub-20. Além disso, sua experiência internacional e qualidade técnica podem ser decisivas para o Brasil. Especialmente em um confronto de mata-mata onde cada detalhe pode definir o resultado.

Vitória sobre Camarões no Mundial

Antes de ser chamada pela técnica Rosana Augusto para a seleção sub 20, Maiara já havia servido à seleção sub 19, em 2023, convocada pela então técnica Simone Jatobá.

Filha de agricultores, e natural de Itapiranga, no extremo Oeste do Estado, Maiara deu seus primeiros passos no futebol nas categorias de base da Chapecoense, na época sob o comando do saudoso professor Amauri Giordan, que morreu de Covid em 2021. Além disso, em 2020, Maiara teve uma rápida passagem pelo Iranduba, de Manaus, até se transferir de vez para a base do Internacional, de Porto Alegre.

No ano seguinte, Maiara assinou contrato com o Sporting, de Portugal. Sua transferência foi considerada a maior negociação da história do futebol feminino português, cerca de 30 mil euros. Na temporada europeia 2023/24, ela jogou 15 partidas pelo Sporting, foi vice campeão da Liga BPI Portuguesa, e marcou quatro gols. Na Liga 2024/25, Maiara começou a temporada como titular. A competição teve até o momento apenas uma rodada, com vitória de 3 a 0 sobre o Estoril Praia. Na classificatória da Champions, o Sporting eliminou o Eintracht Frankfurt (2 a 0) e o Breidabilk Kopavogur, da Islândia (2 a 0).

Relacionadas