Região Blumenau

Catarinense paga 20 mil euros para disputar a Copa do Mundo de Futsal

Blumenauense Roncaglio tira dinheiro do próprio bolso para romper contrato com clube da Bélgica

Autor
Catarinense paga 20 mil euros para disputar a Copa do Mundo de Futsal
Roncaglio em ação no Mundial, contra Cuba. Foto: CBF / divulgação

O atleta catarinense Diego Roncaglio, de 36 anos, viralizou nesta semana após a divulgação de que precisou desembolsar 20 mil Euros (cerca de R$ 123 mil) para participar da Copa do Mundo de Futsal, competição que ocorre desde o sábado (14), no Uzbequistão, na Europa Oriental. Diego é goleiro, natural de Blumenau, e atualmente atuava no clube Anderlecht, da Bélgica.

PUBLICIDADE

Convocado pela seleção brasileira, Roncaglio precisava participar do período de treinos com o restante do grupo, em preparação à copa do mundo. No entanto, não obteve a liberação do seu clube para se ausentar dois meses antes da estreia. Dessa forma, a única maneira que o atleta encontrou foi a rescisão contratual, onde a multa foi de 20 mil euros.

“O presidente não foi flexível, ele queria que eu me apresentasse e perdesse toda a preparação com a seleção. Além disso, tentei de todas as formas pacificamente, eu, meu empresário e a CBF entramos em contato e eles não foram flexíveis. Então eu tomei a decisão de pagar a multa contratual do meu próprio bolso para poder estar aqui”, disse Roncaglio, em entrevista à CazéTV.

“Não foi uma decisão fácil, tenho família e a gente acaba pensando neles nessas questões também, mas é um sonho estar aqui, disputando uma Copa do Mundo. Talvez seja minha última, uma oportunidade única de poder representar o Brasil. É o torneio mais importante para um atleta da nossa categoria. Com o clube foi, na verdade, uma decisão fácil pra mim. Entre representar o Brasil e ficar no clube, eu preferi representar o Brasil”, completou.

Começo em Blumenau

Roncaglio começou no futsal nas categorias de base do Blumenau/Hering, e fez sua estreia como profissional na  época de ouro do Jaraguá, onde ficou por dois anos. Depois, retornou ao Blumenau, passou por Joinville e Guarapuava, antes de se mudar para o Kairat, no Cazaquistão.

Após duas temporadas no clube cazaque, Roncaglio foi comprado pelo Benfica, de Portugal, e ficou por cinco temporadas, até se mudar para o Anderletch.

Por onde passa, o catarinense é campeão. No Brasil, conquistou duas vezes a Libertadores e a Liga Nacional com o Jaraguá, ambas em 2007 e 2008, e tem três Taça Brasil (2007 e 2008 com o Aurinegro, e 2011 com o Joinville).

No Cazaquistão foi tricampeão da Liga Cazaque e tricampeão da Taça do Cazaquistão. Em Portugal, foi tricampeão da Taça de Portugal e campeão nacional. E, na Bélgica, também foi campeão da Liga e da Taça. Com a seleção brasileira, foi campeão da Copa América neste ano.

Estreia no mundial de Futsal

No primeiro jogo do Brasil na Copa do Mundo de Futsal, contra Cuba, no sábado (14), Roncaglio entrou no segundo tempo, substituindo William, quando já estava 4 a 0 para a seleção brasileira. Cada um jogou uma etapa completa.

No fim, o Brasil goleou Cuba por 10 a 0. Marcel, Neguinho, Marlon, Felipe Valerio, Pito e Arthur marcaram, e os paredões trabalharam bem para manter o zero no placar cubano. A próxima partida do Brasil é nesta terça-feira (17), contra a Croácia, ao meio-dia (horário de Brasília). O jogo tem transmissão do sportv.

PUBLICIDADE

Relacionadas