Região Santa Catarina

Catarinense marca duas vezes e vira artilheira da Libertadores Feminina

Ketlen Wiggers, de 32 anos, é natural de Rio Fortuna e maior goleadora da história do Santos Feminino

Autor
Catarinense marca duas vezes e vira artilheira da Libertadores Feminina
Ketlen comemorou os dois gols contra o Olímpia nesta quarta-feira. Foto: divulgação

A catarinense Ketlen Wiggers, de 32 anos, marcou dois gols na vitória do Santos por 4 a 2 diante do Olímpia, do Paraguai, pela Copa Libertadores Feminina. A partida foi disputada na noite desta quarta-feira (9), em Assunção, na terceira vitória consecutiva das Sereias da Vila no torneio. Com mais esses dois gols, Ketlen assumiu a artilharia da competição, com quatro gols.

PUBLICIDADE

Nascida na cidade de Rio Fortuna, a cerca de 190 quilômetros de Florianópolis, Ketlen está no Santos desde 2015, onde se tornou a maior goleadora da história do  feminino no clube, com 205 gols até o momento.

Ketlen disputa sua quinta Libertadores, todas pelo Santos. Foi campeã duas vezes, e também conquistou duas vezes o Brasileiro e outras duas a Copa do Brasil. Pela seleção brasileira, foi campeã Sul-Americana sub-20 em 2010 e 2012, e também conquistou a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em 2011

Ketlen saiu de casa com 15 anos para jogar nas categorias de base do próprio Santos. No mesmo ano, estreou no time profissional, e se tornou a segunda pessoa mais jovem a atuar no futebol profissional do clube, atrás apenas de Coutinho, parceiro de Pelé. Ketlen marcou seu primeiro gol logo na segunda partida, e se tornou também a segunda mais jovem na história das Sereias. Nesse período, construiu uma amizade com Gabigol, então garoto da base santista, com quem pegou algumas dicas para atuar de atacante.

Em 2011, foi para o Flamengo e ainda passou por Bangu, Vitória das Tabocas (tradicional equipe feminina do interior da Bahia, precursora da mdalidade no Brasil), Centro Olímpico (SP). Em 2013, se aventurou no Vittsjo GIK, da Suécia, e no Boston Breakers, dos Estados Unidos, onde jogou ao lado da Rainha Martha. No entanto, Ketlen não se adaptou á distância, principalmente por estar longe da família, e logo retornou ao Brasil. Foi acolhida pelo Santos, onde tudo começou, em 2015.

Em 13 de setembro de 2020, Ketlen se tornou a primeira brasileira a atingir a marca de 100 gols por um clube profissional no Brasil. No mesmo ano, se tornou a primeira mulher a estampar os muros do CT Rei Pelé com uma imagem sua.

Em 2020, Ketlen revelou numa entrevista à imprensa de São Paulo que ao comemorar seus gols sempre pensa na sua avó Dozolina, que nunca saiu de Rio Fortuna na vida, mas que nos anos 1950 sintonizava o rádio para ouvir os gols de Pelé.

Nas quartas de final da Libertadores, o Santos de Ketlen vai enfrentar o Boca Juniors, da Argentina.

Relacionadas