A zagueira catarinense Evelyn Schwarz, de 24 anos, fez sua estreia em grande estilo neste sábado (28) no seu novo clube pela segunda divisão do futebol feminino de Portugal. Evy, como é conhecida, marcou um gol de cabeça na sua primeira partida pelo Gil Vicente, da cidade de Barcelos, que venceu fora de casa o Romariz Louzada, por 2 a 1. Evy saltou mais alto que a defesa adversária e marcou o gol da vitória.
O Gil Vicente havia vencido na estreia, há duas semanas, o Rio Ave, na abertura oficial da temporada 2024/25, mas Evy não pôde estrear, já que precisava cumprir uma suspensão ainda do campeonato anterior.
Natural de Arabutã, na região de Concórdia, a cerca de 500 quilômetros de Florianópolis, Evy está em Portugal desde 2019, quando deixou Santa Catarina em busca de se tornar profissional do outro lado do Oceano Atlântico. Sua primeira oportunidade foi no pequeno Bonitos de Amorim, da cidade de Póvoa de Varzim.
Dupla catarinense
No entanto, não demorou para que seu estilo técnico e suas qualidades dentro de campo chamassem a atenção de clubes maiores. No ano seguinte, Evy foi para o Ouriense, clube que até julho deste ano estava na primeira divisão nacional. Mesmos em muitas chances de jogar, ela subiu mais um degrau e foi parar no Amora, onde ficou por duas temporadas. Depois disso, se transferiu para o Estoril Praia, a 25 quilômetros de Lisboa, até chegar em agosto deste ano no Gil Vicente.
No Galo de Barcelos, Evy foi recebida por outra catarinense que está em sua terceira temporada no clube, a goleira Luiza Jesus, manezinha de Florianópolis que ja foi eleita a melhor do mundo na posição no futebol Sete.Se na estreia, na vitória sobre o Rio Ave, Evy não pode entrar em campo porque cumpria suspensão, nesse jogo contra o Romariz Louzada Luiza ficou de fora. Ela machucou um dedo da mão no treino durante a semana e foi poupada pela comissão técnica.
Dessa forma, Evy Schwarz e Luiza Jesus estarão mjuntas em campo pela primeira vez na terceira rodada, dia no próximo sábado (5), quando o Gil Vicente recebe o Vitória de Guimarães, no clássico da região.
O começo no Criciúma
Após se destacar nos Jogos Escolares, atuando por Concórdia, Evy Schwarz ganhou bolsa de estudos para treinar no Criciúma, que há mais de 10 anos mantém um dos principais projetos de categorias de base com o futebol feminino em Santa Catarina. O trabalho é coordenado desde o começo pela professora Sabrina Cassol, que ja formou pelo clube dezenas de meninas que hoje atuam como profissionais no Brasil e no Exterior.
Antes de partir para Portugal, Evy ainda teve uma rápida passagem pela Chapecoense, que manteve um discreto projeto com feminino profissional até a morte do seu idealizador, Amauri Giordan, que morreu de covid em 2021.
“Ser atleta vai muito além do que você apresenta dentro de campo. É sobre dormir bem, se alimentar corretamente, sobre o que você faz nas suas folgas, o quanto se dedica para estar na sua melhor forma. Sou feliz por trabalhar com o melhores, buscando sempre o alto nível”, revelou Evy, numa entrevista que concedeu à midia portuguesa.
“Espero conseguir atingir meu rendimento máximo, e estou trabalhando para isso, mas acima de qualquer coisa, quero estar bem comigo mesma, quero que minhas colegas de equipa se sintam bem e que juntas, possamos dar o nosso melhor e evoluir, sempre, degrau por degrau”, completou a catarinense.