O paratleta catarinense Luciano Mercindo Silveira foi o campeão do ISA World Para Surfing Championship 2024. A bateria final do parasurfe ocorreu no último sábado (9) na praia de Huntington Beach, Califórnia, nos Estados Unidos. Da mesma forma, “Nem”, como o chamam carinhosamente, fez história ao representar Florianópolis e a Praia da Joaquina.
Na grande final o atleta brilhou superando competidores da França, Japão e Havaí. Luciano teve notas como 9.83 e 8.83 que foram resultado do empenho atleta que ajudou mais uma vez a elevar o potencial do parasurfe do Brasil. “Foi uma luta chegar aqui e quero agradecer a todos que me apoiaram nessa jornada,” publicou Nem nas suas redes sociais.
Luciano teve sequelas na perna direita que comprometeram o movimento devido à poliomelite loho aos seis meses de idade. Isso prejudicou seu desenvolvimento muscular e também dos ligamentos e tendões.
A trajetória do manezinho no parasurfe teve início em 2015 no primeiro campeonato mundial promovido pela ISA. Em 2022 ficou em segundo lugar no mundial e em 2023 em quarto. Neste ano, Luciano alcançou o topo do pódio. Além disso, contribuiu para que o team Brasil terminasse em 5º lugar por equipes. Foram duas medalhas de ouro, duas de prata, uma bronze.