Região Santa Catarina

Brasileiro altera nome e é o primeiro atleta trans no tênis de mesa

Depois de três Olimpíadas na carreira, Luca Kumahara fala pela primeira vez sobre identidade de gênero, busca por disputar Paris 2024 e hormonização

Brasileiro altera nome e é o primeiro atleta trans no tênis de mesa
Foto: Divulgação / Redes Sociais

Uma das principais referências do tênis de mesa brasileiro, Caroline Kumahara anunciou nesta terça-feira (13) sua mudança de nome para Luca Kumahara e se tornou o primeiro trans da modalidade.

PUBLICIDADE

A entidade ainda prestou apoio para o mesatenista seguir sua carreira profissional. Vale lembrar que Kumahara representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2020.

“A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa respeita a decisão do atleta, que é pessoal e de foro íntimo, e vai cumprir seu papel, de acolher, no sentido de oferecer uma rede de apoio para que o atleta siga mantendo sua atividade profissional no tênis de mesa, independentemente de escolhas personalíssimas, e orientar para que tudo seja feito dentro das regras esportivas”.

No momento, a transição é apenas no nome social, sem tratamento hormonal. Com isso, Kumahara pode continuar competindo na categoria feminina por não estar infringindo nenhuma regra.

Em entrevista ao GE, Luca afirmou que buscará uma vaga na seleção brasileira feminina para as Olimpíadas de Paris em 2024. Porém, disse que o objetivo futuramente é mudar de categoria.

Relacionadas