O blumenauense Tiago Splitter inicia sua nova jornada na temporada 2024/2025, agora como técnico principal do Paris Basketball, equipe que disputa a primeira divisão da liga francesa de basquete.
O anúncio de Tiago Splitter, campeão da NBA, como novo comandante do Paris Basketball, foi feito antes dos Jogos Olímpicos. Na ocasião, Splitter estava na comissão técnica da Seleção Brasileira masculina, que chegou às quartas de final, onde enfrentou os Estados Unidos.
Após encerrar sua carreira como atleta profissional, Splitter acumulou experiência como assistente técnico em equipes da NBA. Ele começou no Brooklyn Nets, onde atuou de 2019 a 2023, e depois no Houston Rockets, durante a temporada 2023/2024.
Tiago Splitter no Paris Basketball
A chegada de Tiago Splitter ao Paris Basketball marca um momento crucial para a equipe, que estreia na Euroleague, o mais prestigiado torneio de clubes da Europa. Fundado em 2018, o Paris Basketball rapidamente alcançou sucesso, conquistando seu primeiro acesso à primeira divisão em 2021 e sendo vice-campeão da liga francesa na última temporada.
Carreira de Tiago Splitter
Tiago Splitter iniciou sua carreira na Sociedade Recreativa e Esportiva Ipiranga, em Blumenau, e fez história ao se tornar o primeiro brasileiro a conquistar o título da NBA, em 2014, defendendo o San Antonio Spurs. Além disso, pela Seleção Brasileira, foi tricampeão da Copa América, medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2003, e representou o Brasil nas Olimpíadas de Londres em 2012.
Em junho, Splitter e a Seleção Brasileira estiveram em Blumenau para realizar treinos preparatórios para as Olimpíadas, onde Splitter atuava como assistente do técnico croata Aleksandar Petrovic.