
A Comissão de Esportes e Lazer da Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou na terça-feira (25) o projeto que proíbe a participação de atletas de fora do estado nos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) na modalidade de vôlei de praia. O projeto é de autoria do deputado Mauro de Nadal (MDB) e teve como relator o deputado Mário Motta (PSD).
A matéria altera a Lei que regulamenta a participação de atletas nas competições intermunicipais promovidas pela Fundação Catarinense de Desporto (Fesporte), para incluir a proibição na modalidade específica. Na regra atual do Jasc, em todas as modalidades, 50% das equipes podem ser compostas por atletas de fora do estado.
No caso do vôlei de praia, isso significa que uma pessoa da dupla pode ser registrada por federações esportivas nacionais ou internacionais de fora de Santa Catarina. De acordo com a justificativa do projeto, a regra atual torna a competição desigual, pois o nível de treinamento dos atletas de fora é muito superior à média dos competidores que treinam no estado. Segundo o deputado Mário Motta, relator do projeto, essa é uma discussão antiga sobre a importação de atletas em período de Jogos Abertos.
“A ideia é incentivar que a pessoa venha a se mudar para Santa Catarina, comece a viver sua vida aqui, pratique seu esporte aqui e, depois de estabelecida em uma federação, possa participar dos Jogos Abertos”, finaliza Motta.
O projeto já havia sido aprovado na Comissão de Constituição e Justiça e agora deve seguir para votação em plenário.