
O Avaí venceu o América Mineiro na noite deste sábado (26), pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro e vai dormir na liderança da Série B. O Leão da Ilha fez 3 a 0, com gols de JP, Railan e Gaspar, num jogo em que o placar extenso não condiz com o equilíbrio e a dificuldade que o time catarinense enfrentou em campo.
O Avaí viu o América criar as melhores oportunidades durante boa parte do jogo, mas aproveitou uma saída errada da defesa adversária para abrir o placar com JP, no primeiro tempo.
Na segunda etapa, o Leão da Ilha sacramentou a vitória no final, com gol aos 41 minutos, de Railan, de falta, e de Gaspar, aos 45. Com o resultado, o Avaí chegou a 11 pontos, assumiu a ponta da tabela da Série B e se manteve invicto na competição. É a terceira vitória seguida do Leão no campeonato. Antes tinha batido Amazonas e Operário-PR.
O JOGO
O primeiro tempo foi complicado para o Avaí, que encontrou um adversário bem organizado e teve dificuldades para agredir o América. O time da casa não apresentava um bom futebol, via o adversário melhor em campo e irritava seus torcedores.
Mesmo sem fazer uma grande atuação, devido à pouca criatividade do setor ofensivo, o Avaí abriu o placar mais por conta de uma falha adversária do que por mérito próprio. Aos 32 minutos, JP aproveitou a saída errada da defesa do América, recebeu o passe livre do zagueiro do América e só teve o trabalho de finalizar para o gol.

O gol movimentou a partida. O Avaí quase chegou ao segundo com Cléber, mas o goleiro Mateus Mendes salvou o time mineiro. O América respondeu com Miqueias, que finalizou da entrada da área e quase empatou.
ETAPA FINAL
O segundo tempo começou movimentado, com os dois times criando chances reais de gol. Assim como no primeiro tempo, o América foi quem esteve mais perto de marcar, criando pelo menos duas grandes oportunidades. Na primeira, Figueiredo recebeu passe de Stênio e quase abriu o placar. Na sequência, o time mineiro voltou a levar perigo com Willian Bigode, que finalizou; no rebote, Stênio aproveitou, mas Marcos Vinícius salvou em cima da linha.
Pressionado, o Avaí buscava encaixar um contra-ataque. Quando conseguiu, Alef Manga avançou sozinho na direção do gol, mas finalizou em cima do goleiro Mateus Mendes.

O América continuava a produzir oportunidades de gol, mas quando não parava na boa atuação do goleiro Igor Bohn, pecava na finalização de seus atacantes.
Assim como no primeiro tempo, o Avaí foi mais eficiente e marcou o segundo aos 41. Railan cobra falta com perfeitção e marca um golaço.
Aos 45, marcou o terceiro: Gaspar entrou na área, driblou o zagueiro Lucão na saudade e bateu forte para marcar.
De olho no domingo para manter a liderança
Com esta vitória sobre o America, o Avaí chega a nove jogos de invencibilidade. A última derrota foi no dia 22 de fevereiro, ainda pelo Campeonato Catarinense, contra o Criciúma.
A liderança que o Avaí alcançou com a goleada deste sábado só pode ser derrubada por dois times que entram em campo neste domingo (27), no fechamento desta quinta rodada. Um deles é o CRB, que joga fora de casa, contra o Paysandu, em Belém. O time alagoano ultrapassa o Avaí em caso de vitória. O outro postulante é o Cuiabá, cuja missão é um pouco mais difícil. O time mato-grossense recebe a ainda invicta Ferroviária e precisa vencer por 5 gols de diferença.
O Avaí volta a campo campo na segunda-feira (5), quando enfrenta o Goiás, às 19h, em Goiânia.
