Os resultados pela série B ocorridos no fim de semana, abrindo a rodada 14, derrubaram o Avaí da liderança para a 4ª colocação na tabela. No entanto, uma vitória simples na Ressacada diante do Novorizontino, na Ressacada, vai reconduzir o Leão da Ilha à primeira colocação. Ainda na sexta (5), osantos venceu o Ceará fora de casa e assumiu a ponta da tabela. Ao mesmo tempo, no sábado (6), o América superou o Operário, em casa, e também ultrapassou o Avaí. Logo depois, no domingo, foi a vez do Sport Recife vencer o lanterna Guarani, e superar a pontuação avaiana.
Por outro lado, o fim de semana também foi de boa notícia ao torcedor do Avaí. Ou seja, com os dois gols sofridos pelo Operário e o gol que o Coritiba sofreu em casa, o Avaí passou a ter a melhor defesa de todo o campeonato, com apenas 9 gols sofridos até o momento, em 13 jogos.
História do confronto
Em toda história do confronto entre Avaí e Novorizontino houve apenas dois jogos entre ambos e foram pelo Campeonato Brasileiro da Série B do ano passado: no 1º e 2º turnos.
Nesse sentido, o primeiro duelo, válido pela 8ª rodada, se deu no dia 23 de maio de 2023 (uma terça-feira), a partir das 21h30, no Estádio dr. Jorge Ismael de Biasi – o Jorjão, em Novo Horizonte, com vitória do Tigre do Vale, pelo placar de 2 a 0.
Os dois gols surgiram no 2º tempo. O primeiro, assinalado por Marlon, ocorreu aos 12 minutos e o segundo, feito por Rômulo, surgiu aos 45. Eduardo Alexandre Baptista foi o técnico do Novorizontino e o comandante do Avaí era o paraguaio Gustavo Eliseo Morinigo Vazquez.
Já o segundo duelo, ocorreu no dia 11 de setembro (uma segunda-feira), a partir das 20h30, no Estádio dr. Aderbal Ramos da Silva – Ressacada, em Florianópolis-SC, pela 27ª rodada, com vitória por 1 a 0 do Leão da Ilha.
Avaí invicto há 11 jogos
O único gol surgiu aos 32 minutos do 2º tempo e foi assinalado contra pelo zagueiro Paulo Eduardo Ferreira Godinho, do Novorizontino, depois da finalização de Jean Cleber. Eduardo de Souza Ney Barroca era o técnico do Avaí e Eduardo Alexandre Baptista comandou o Novorizontino.
Embora o Avaí esteja há 11 jogos sem perder, a falta de gols no ataque tem preocupado o técnico Gilmar dal Pozzo. Nas últimas cinco partidas, foi apenas uma vitória, sobre o lanterna Guarani.
Os recém contratados Vagner Love, Cassiano e Gustavo Talles só estarão aptos a jogar a partir de quarta (10). Poveda e Thales, que tinham contrato até o dia 30 de junho, já se despediram e não atuam mais com a camisa do Leão da Ilha.