
Avaí e chapecoense se enfrentam neste sábado (24), a partir das 18h30, no estádio da Ressacada, em Florianópolis. As duas equipes têm a mesma pontuação na tabela de classificação da série B do Brasileirão, ambas com 13 pontos em oito jogos disputados até o momento. Dessa forma, a vitória agora na nona rodada vai valer a volta ao G4, entrendo de vez na zona de classificação à série A.
Além disso, a partida marca também o reencontro das duas equipes que fizeram a final do Catarinense 2025, numa decisão polêmica onde o time da Capital levou a melhor.
Nesta semana, o lateral Maílton, da Chape, concedeu entrevista coletiva. Perguntado sobre o último encontro com o Avaí, o jogador disse que o que aconteceu na final do catarinense não está mais em pauta no vestiário. Aliás, o jogador será uma novidade em relação ao compromisso anterior com o Leão. Ele ficou de fora do jogo decisivo por estar lesionado.
Chapecoense tem desfalques
Bruno Leonardo viajou com a delegação da Chapecoense na tarde desta sexta-feira (23), para Florianópolis. Dessa forma, o zagueiro corria risco de não ser relacionado por conta de uma contratura muscular sofrida no treino de quarta (21). Como seguiu com o time, a tendência é ele jogar, o que possibilita a Gilmar Dal Pozzo repetir a escalação. Além disso, o técnico Gilmar Dal Pozzo voltou a trabalhar normalmente no treino da manhã de sexta. Ele ficou dois dias afastado em função de uma gastroenterite. O goleiro Léo Vieira também participou desta atividade, após ficar fora de dois treinamentos para cuidar de questões familiares em São Paulo.


No Avaí, o treinador Jair Ventura está sem os dois laterais esquerdos do grupo: Mário Sérgio e Quaresma. O lateral direito Andrey jogará improvisado, coomo já vem ocorrendo nos dois últimos jogos.
A Confederação Brasileira de Futebol designou Raphael Claus para apitar Avaí x Chapecoense. O paulista de 45 anos é um dos principais árbitros do Brasil e atuou na Copa do Mundo de 2022, no Catar. Ele foi o juiz da final da Copa América de 2024 (Argentina 1×0 Colômbia), nos Estados Unidos. No entanto, Claus já protagonizou uma polêmica na Ressacada, há três anos, numa partida entre Avaí e Flamengo, onde o árbitro anulou um gol avaiano alegando falta no goleiro rubro-negro.
O Avaí deve entrar em campo com Igor Bohn; Marcos Vinícius, Jonathan Costa, Eduardo Brock e Andrey; Zé Ricardo, JP, João Vitor e Marquinhos Gabriel; Alef Manga e Cléber. Técnico: Jair Ventura.
Já a Chapecoense deve ter Léo Vieira; Victor Caetano, Bruno Leonardo e João Paulo; Maílton, Bruno Matias, Rafael Carvalheira, Giovanni Augusto e Clar; Marcinho e Getúlio. Técnico: Gilmar Dal Pozzo.