O atleta Edenilson Roberto Floriani, do Centro Esportivo para Pessoas Especiais (CEPE) Joinville, estreou nesta semana no Campeonato Mundial de Atletismo Paralímpico, competição que acontece até sábado (25), em Kobe, no Japão. Edenilson, que compete nas categorias Lançamento de Dardo e Arremesso de Peso, já realizou os últimos ajustes para as competições ao lado de seu técnico, Eliandro Braz Lucio.
“Esse é meu segundo mundial e estou muito feliz em poder representar novamente minha cidade e o Brasil, desta vez junto com meu técnico. O treino já foi feito, agora é colocar em prática tudo o que treinamos”, afirmou o atleta de Joinville.
Na terça (21), Edenilson participou do lançamento de dardo. No sábado (25), ele volta ao estádio, desta vez para as provas no arremesso de peso.
O Campeonato Mundial de Atletismo Paralímpico reúne 1.069 atletas de 102 países, competindo em diversas provas de pista e campo. O evento acontece no Kobe Universiade Memorial Stadium e é considerada uma das principais competições esportivas para atletas com deficiência. O atleta Edmilson Floriani do CEPE é apoiado por Whirlpool, Docol, Cristal e Sesporte.
A modalidade do Paratletismo teve início no Cepe Joinville em novembro de 2002, com a Técnica Rosicler Ravache. Nesse mesmo ano a modalidade iniciou apenas com a paratleta Sheila Finder.
Em 2007 outros paratletas integraram a equipe. Já em 2009 o Preparador Físico Saulo Ferreira Tavares começou a trabalhar com a equipe. Já passaram pela modalidade paratletas da base ao alto rendimento, sendo eles convocados para competições a nível estadual e internacional.
Hoje a equipe conta com dois técnicos Saulo Ferreira Tavares e Eliandro Braz Lucio.
Podemos destacar na modalidade os 4 ciclos consecutivos com representantes nos Jogos Paralímpicos. Em 2008, 2012 e 2016 com a paratleta Sheila Finder e em 2021 com o Paratleta Edenilson Roberto Floriani.