Região Joinville / Jaraguá

Atleta de SC fica em 4º no arremesso de peso das paralimpíadas

Em competições de 2023, Edenilson conquistou medalhas na mesma prova

Autor
Atleta de SC fica em 4º no arremesso de peso das paralimpíadas
Foto: Reprodução

O atleta de Joinville, Edenilson Floriani, disputou na tarde deste sábado (7) as finais do arremesso de peso nas paralimpíadas de Paris, ficando com a quarta colocação e encerrando sua participação nos jogos de 2024. Ele disputou na categoria F42/F63 (deficiência nos membros inferiores), prova na qual ganhou ouro nos Jogos Parapan-Americanos 2023 e bronze no Mundial 2023.

PUBLICIDADE

Na prova da tarde deste sábado, ele alcançou a marca de 14,57 metros como melhor arremesso. O vencedor da prova foi Faisal Sorour, do Kwait, com 15,31 metros. Essa é a segunda participação de Edenilson em Jogos. A primeira foi em Tóquio 2020.

Vale destacar que o catarinense quebrou o recorde paralímpico em outra prova que disputou: o lançamento de dardo, com a marca de 57,99 metros, mas não conseguiu entrar na briga por medalhas contra atletas com menor grau de comprometimento físico-motor e terminou em oitavo lugar entre dez participantes.

Sobre o atleta

Em 2011, Edenilson sofreu um acidente de trânsito que causou uma atrofia no joelho e articulação de quadril do lado esquerdo. Começou no esporte em 2016. Sua noiva era estagiária na secretaria de esporte e lhe apresentou o esporte paralímpico. Edenilson e seu técnico, Eliandro Braz Lúcio, representam o Cepe/Sesporte, primeiro clube paradesportivo de Santa Catarina e o primeiro do país a receber apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro para projetos educacionais, além de ser um dos mais atuantes no país.

Relacionadas