A Escola Isolada Erich Klabunde foi premiada com o “Prêmio Lume: escola Referência”, uma iniciativa do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TSE/SC) no qual premia as instituições que são referências em boas práticas. A cerimônia de entrega ocorreu no 6º Fórum TCE Educação, em Chapecó, nesta última terça-feira (17). A escola recebeu um certificado de reconhecimento e uma placa de premiação.
O Prêmio busca identificar, reconhecer, divulgar, estimular e premiar escolas da rede pública municipal de Santa Catarina. Participaram escolas das redes municipais que possuem ensino fundamental e que forneceram informações para ter o Indicador de Qualidade das Escolas de Santa Catarina (IQESC) calculado no Painel ICMS Educação do TCE/SC. Uma escola de cada mesorregião do Estado foi premiada.
A seleção das escolas foi feita a partir de três etapas de avaliação: pré-qualificação, mérito e validação das boas práticas. As escolas precisaram preencher questionários e após isso, equipes do TCE entraram em contato com a direção para confirmar as informações fornecidas.
Até ser premiada, a Escola Erich Klabunde passou pela avaliação de uma comissão técnica composta por dois auditores fiscais. Dessa forma, se destacaram dez escolas com os maiores Indicadores de Esforço Não Observado (IEN), que foram contabilizados por meio do Painel ICMS educação.
O IEN leva em consideração aspectos variáveis não mensuráveis pelos indicadores educacionais disponíveis, como ambiente escolar salubre, boa relação entre professores e alunos, projetos de professores aplicados na escola ou em sala, boa execução da proposta pedagógica, segurança no entorno da escola, localização da escola, conforto das acomodações, qualidade dos livros didáticos, qualidade da merenda, entre outros.
Já o ICMS Educação é extraído a partir dos indicadores educacionais das redes públicas municipais, como, proficiência, gestão escolar, formação e condições de trabalho dos profissionais da escola, infraestrutura, acesso e permanência nas escolas e contextos socioeconômicos.