Região Grande Florianópolis

Prédio modernista em Florianópolis é cenário de competição de escalada

Edifício sedia o campus da Unisul e vai re3ceber atletas no domingo (28)

Autor
Prédio modernista em Florianópolis é cenário de competição de escalada
Escalada será no domingo *28). Foto: divulgação

Obra que representa a arquitetura moderna em Santa Catarina, o prédio da UniSul será cenário de uma competição esportiva neste domingo (28). A construção Campus Ilha, que fica na Rua Dib Mussi, no Centro da Capital, receberá pela primeira vez uma prova de escalada. O evento é comandado por Rafael Bridi, recordista da modalidade no Guinness Book, e Kauana Preto, atleta profissional de escalada, e reunirá 12 competidores.

PUBLICIDADE

Segundo o diretor-geral da UniSul, Rodrigo Alves, o edifício foi um projeto de 1981 de Moysés Liz, um dos mais importantes nomes da arquitetura catarinense. O local foi uma escolha da dupla de esportistas por representar um marco na região central da Capital. Com 38 metros de altura, a edificação faz parte da história de Florianópolis. Liz tem reconhecimento internacional por seus projetos inovadores, com uma linguagem estética própria. Além do prédio da UniSul, ele desenhou obras como o tradicional Ceisa Center e a Biblioteca Pública de Santa Catarina.

“Nossa arquitetura vai além de salas de aula, é uma expressão artística e faz parte da identidade e história de Florianópolis. A Escalada Cultural busca explorar essas texturas e formas arquitetônicas, unindo a arte, história e comunidade de maneira criativa’’, explica o diretor-geral da UniSul.

Prédio da Unisul onde vai ocorrer o evento. Foto: divulgação

Desafio radical

O evento no domingo inicia às 8h30min e o público poderá acompanhar a competição. Um dos competidores é Rafael Bridi, atleta profissional highline que bateu o recorde mundial ao realizar a maior travessia urbana em altura das Américas, em São Paulo.

Divididos nas categorias masculina e feminina, os escaladores competirão para ver quem completa as vias da fachada de 38 metros de altura do tradicional prédio da UniSul no menor tempo possível, com direito à premiação no final.

A ação integrava a programação da 10ª Maratona Cultural de Florianópolis, mas teve que ser adiada em razão do mau tempo.

Serviço: 

O que: Escalada Cultura na UniSul

Quando: domingo, 28 de abril, das 8h30min às 13h30min

Quanto: público poderá assistir gratuitamente

Onde: UniSul –  Rua Antônio Dib Mussi, 366

Relacionadas