
Um empresário catarinense e um piloto inglês entraram para o Guiness Book após fazerem a volta ao mundo de helicóptero mais rápida do mundo. André Borges Freitas e Peter Wilson, respectivamente, saíram e retornaram do mesmo ponto: o Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna, região Sul de Santa Catarina. A viagem durou 105 dias e 7 horas.
O passeio foi realizado por meio de um Robinson 66. Depois de partirem de Santa Catarina, os pilotos se direcionaram para leste pelos antípodas de Bichura, na Rússia, e El Calafate, na Argentina. Em uma velocidade média de 19,21 quilômetros por hora, a viagem aconteceu entre 18 de junho e 1º de outubro de 2024. A Fédération Aéronautique Internationale (FAI) homologou a circunavegação.
De acordo com Freitas, durante a rota, a dupla passou por 35 países. “Quando tive a ideia de dar a volta ao mundo de helicóptero, sabia que nenhum brasileiro tinha feito. Isso fica, realmente, registrado na história da aviação brasileira”, afirmou.
Além disso, a dupla chegou a enfrentar alguns obstáculos durante a viagem. Em agosto, enquanto estavam na costa leste da Rússia, eles enfrentaram um terremoto que atingiu 7.0 na escala Richter. A dupla também precisou pousar no trajeto entre El Salvador e o Panamá devido às condições climáticas desfavoráveis.
A volta ao mundo que rendeu a entrada para o Guiness Book consta em detalhes no canal do empresário no Youtube: De Helicóptero Pelo Mundo. Por fim, confira o primeiro vídeo da viagem abaixo: