Região Brasil

Multa por traição da novela Vale Tudo já é realidade em cartórios no Brasil

Cláusulas ainti infidelidade no contrato de casamento tem sido cada vez mais comuns

Autor
Multa por traição da novela Vale Tudo já é realidade em cartórios no Brasil
Foto: divulgação

A arte imita a vida ou a vida imita a arte? Essa premissa voltou a cena nesta semana, quando a novela da Globo Vale Tudo exibiu uma situação inusitada entre os personagens Ivan (Renato Góes) e Odete Roitman (Debora Bloch). O rapaz descobriu uma cláusula antitraição em seu contrato de casamento com Heleninha (Paolla Oliveira). A multa, entretanto, não é uma invenção da ficção. Muitos casais já adotaram o chamado pacto antenupcial ao oficializarem a união na vida real. E a procura pela punição tem ficado cada vez maior.

PUBLICIDADE

Na novela, Ivan paga caro por ter se encontrado com Raquel (Taís Araújo) depois de uma briga com Heleninha, e antes de oficializar uma separação. A aproximação deles foi flagrada por Luciano (Licínio Januário), que fez o “trabalho sujo” a mando de Odete. A vilã usou a imagem como arma de chantagem contra o genro.

Mesmo sem provas de que aconteceu algo comprometedor, ela lembrou o genro de que ele violou a cláusula do contrato pré-nupcial. Ao se reaproximar da ex-namorada e pontuou que ele teria que pagar uma multa de R$ 300 mil reais caso não voltasse para casa.

Vale Tudo, das telas para os cartórios

Segundo o colunista Ancelmo Gois, do jornal O Globo, só no Rio de Janeiro os contratos nupciais com cláusulas que punem financeiramente uma traição cresceram 8,5% nos cartórios fluminenses no primeiro semestre de 2025. A informação é do Colégio Notarial do Brasil – Seção RJ (CNB/RJ), que comparou o número com o mesmo semestre do ano passado.

Só entre janeiro e junho deste ano, se registrou 1.167 escrituras, contra 1.076 no mesmo intervalo de 2024. O mês com mais movimentação foi maio, que concentrou 217 atos. Além disso, o pacto antenupcial é obrigatório para quem opta por um regime de bens diferente da comunhão parcial. No entanto, a ferramenta também vem sendo utilizada por casais que buscam maior segurança jurídica, planejamento patrimonial e, em alguns casos, proteções específicas contra comportamentos que possam comprometer a relação.

Assim como em Vale Tudo, multas por chifres têm sido incluídas para deixar claro que a infidelidade, além de abalar a confiança, pode pesar no bolso.