
Morreu nesta terça-feira (22), na Inglaterra, o cantor britânico Ozzy Osbourne, aos 76 anos. Ex-líder do Black Sabbath, John Michael “Ozzy” Osbourne Ozzy se notabilizou como o “Príncipe das Trevas”, e um dos maiores artistas da história do rock. Há duas semanas, ele participou de uma apresentação que marcou sua despedida dos palcos. Acompanhado de alguns ícones da sua geração, Ozzy se apresentou sentado num trono e levou a multidão às lágrimas. A causa da morte não foi revelada.
Ozzy iniciou sua trajetória artística em uma cidade industrial e cinzenta, mas alcançou palcos globais com suas performances intensas e marcantes.
Ozzy foi o primeiro vocalista do Black Sabbath, com quem gravou álbuns fundamentais do gênero, como “Paranoid” e “Master of Reality”. Após deixar a banda em 1979, construiu uma carreira solo marcada por hits como “Crazy Train” e “No More Tears”. Além do som pesado e do vocal característico, era idolatrado por ser irreverente e carismática no palco e em entrevistas.
Ozzy irreverente
De acordo com alguns dos principais críticos de música, Ozzy popularizou o heavy metal e também influenciou o surgimento do movimento Grunge, nos Estados Unidos.
Certa vez, num show do Black Sabbath, um fã jogou no palco um morcego vivo. Ozzy pegou o animal no chão e achou que se tratava de um morcego de borracha, e levou à boca. Ao morder a cabeça do animal, encheu sua boca de sangue. Após a apresentação, Ozzy foi levado ao hospital para tomar as vacinas, mas a situação entrou para o folclore da banda, e ajudou-o a se transformar numa figura icônica.

Artista multifacetado, Ozzy também se aventurou no cinema. Em 1986, ele apareceu no filme de terror Trick or Treat ao lado de Gene Simmons, do grupo Kiss, ambos em papéis secundários menores.
Em 2002, sua carreira enfim deixou o submundo underground e entrou no universo pop, quando sua família assinou um contrato com a MTV. O dia a dia dos Osbourne foi retratado no reality show “The Osbournes” , que se tornou o programa mais popular da MTV.
O cantor sempre surpreendeu pela vitalidade e pela presença de palco, interagindo com o público com bom humor e personalidade despojada.
Confira um trecho do show de despedida, Back to Beginning, que ocorreu há duas semanas em Birmingham, na Inglaterra, onde nasceu: