Região Mundo

Morre Michael Gambon, o Dumbledore de ‘Harry Potter’

O ator morreu nesta quinta-feira

Morre Michael Gambon, o Dumbledore de ‘Harry Potter’
Foto: Arquivo pessoal

Morreu nesta quinta-feira (28), aos 82 anos, o ator Michael Gambon, mais conhecido por interpretar Alvo Dumbledore na franquia dos filmes “Harry Potter”.

PUBLICIDADE

A morte foi confirmada pela família, através de uma declaração emitida pela agente de relações públicas Clair Dobbs. Segundo a agência de notícias PA Media, ele morreu “pacificamente no hospital”.

Um comunicado de sua família, divulgado por seu assessor, disse que ele morreu após “um ataque de pneumonia”. “Estamos arrasados em anunciar a perda de Sir Michael Gambon. Amado marido e pai, Michael morreu pacificamente no hospital com sua esposa Anne e seu filho Fergus ao lado de sua cama”.

Admirado por gerações de atores, Sir Michael John Gambon nasceu em Dublin, Irlanda, e começou a atuar no palco no início dos anos 1960. Mais tarde, estrou na TV e no cinema. Por suas atuações, recebeu da Rainha Elizabethh II, o título de “Sir”.

Sua carreira deslanchou em 1980 quando viveu John Dexter produção de “Galileo”. Entre seus papéis notáveis estão o líder psicótico da máfia em “O Cozinheiro, o Ladrão, Sua Mulher e o Amante”, de Peter Greenaway, em 1989, e o idoso rei George V, em “O Discurso do Rei”, de Tom Hooper, em 2010.

Gambon foi o segundo ator a interpretar Dumbledore na versão cinematográfica de “Harry Potter”. Ele encarou o papel depois da morte de Richard Harris, em 2002. Harris participou dos dois primeiros longas da franquia. Desde 2018, o personagem é interpretado por Jude Law, na saga “Animais Fantásticos”.

Relacionadas