
O ator Val Kilmer, que estrelou filmes como Top Gun, The Doors e Batman Eternamente, morreu aos 65 anos. De acordo com o jornal New York Times, que cita a filha do artista, Mercedes Kilmer, como fonte, a causa da morte foi pneumonia.
Val Kilmer nasceu na Califórnia e foi um dos protagonistas de Hollywood na década de 1990, antes que brigas com diretores e colegas e uma série de fracassos prejudicassem sua carreira. Com o passar dos anos, o ator ganhou uma reputação de temperamental, intenso, perfeccionista e, às vezes, egoísta.
“Quando algumas pessoas me criticam por ser exigente, acho que isso é um disfarce para algo que elas não fizeram bem. Acho que estão tentando se proteger”, disse Kilmer ao jornal Orange County Register, em 2003. “Acredito que sou desafiador, não exigente, e não peço desculpas por isso”, completou.
Carreira de Val Kilmer
Kilmer estreou no cinema no filme de espionagem Top Secret! – Superconfidencial (1984), antes de aparecer na comédia Academia de Gênios (1985). Logo depois, alcançou a fama como co-protagonista de Tom Cruise no grande sucesso de 1986 Top Gun – Ases Indomáveis. Ele interpretou o aviador Tom Iceman Kazansky.
Depois disso, estrelou o filme de fantasia Willow – Na Terra da Magia (1988), do diretor Ron Howard. Ele se casou com sua colega britânica Joanne Whalley, com quem teve dois filhos e posteriormente se divorciou.
Um de seus papéis mais influenciadores foi em The Doors (1991), do diretor Oliver Stone. Ele atuou como Jim Morrison, um carismático e por fim, condenado vocalista da influente banda de rock The Doors. O filme deu início aos anos de maior visibilidade de sua carreira.
No faroeste Tombstone – A Justiça Está Chegando (1993), Kilmer interpretou o pistoleiro do Velho Oeste Doc Holliday. Em 1995, ele teve dois sucessos comerciais: atuando com Al Pacino e Robert De Niro no drama policial Fogo Contra Fogo e sucedendo Michael Kaeton em Batman Eternamente, a terceira parte da série Batman.
A crítica recebeu Batman Eternamente com desdém. Além disso, Kilmer foi ofuscado por seus pares: Tommy Lee Jones e Jim Carrey. Assim, ele desistiu de participar do filme subsequente de Batman.
Por vezes, a vida pessoal de Val Kilmer ofuscou seu trabalho. Ele teve relacionamentos com diversas famosas, incluindo a cantora Cher e a modelo Cindy Crawford.
