
No início da semana o cantor Netinho anunciou por meio das redes sociais a remissão do câncer. Ele compartilhou com os seguidores Tomografia por Emissão de Pósitrons e Tomografia Computadorizada e comemorou o resultado: “Estou curado”. Veja:
A descoberta do câncer em Netinho
Aos 58 anos de idade, o músico recebeu o diagnóstico de câncer do sistema linfático. A revelação aconteceu por meio de boletim médico, no site oficial do cantor, no sábado, dia 22 de março. O cantor compartilhou a notícia após ficar hospitalizado de 25 de fevereiro a 21 de março, no Hospital Aliança, em Salvador, na Bahia.
Os primeiros sintomas que Netinho teve foram dificuldades para se locomover e fortes dores nas costas. Elas surgiram no momento em que ele se deslocava para cortar os cabelos e pegar os figurinos que vestiria no carnaval.
Em outro momento, Netinho já havia enfrentado desafios de saúde anteriormente, incluindo três cirurgias cirúrgicas. À época, em 2013, o artista sofreu problemas vasculares no abdômen e teve complicações por conta de uma biópsia hepática, com sangramento no fígado.
O que é linfona
Conforme o Instituto Nacional do Câncer (Inca), linfoma ou Doença de Hodgkin é um tipo de câncer que se origina no sistema linfático, conjunto composto por órgãos (linfonodos ou gânglios) e tecidos que produzem as células responsáveis pela imunidade e vasos que conduzem essas células através do corpo.
Essa doença surge quando uma célula de defesa do corpo, ou linfócito, se transforma em uma célula maligna capaz de se multiplicar descontroladamente. A célula maligna começa a produzir, nos linfonodos, cópias idênticas, também chamadas de clones.
Por fim, com o passar do tempo, essas células malignas podem se disseminar para tecidos próximos e atingir outras partes do corpo, se não tratadas.