A Epagri recebe neste sábado (15) a população da Grande Florianópolis para a quinta edição do Epagri de Porteira Aberta, que este ano será ampliado para oferecer ao público ainda mais atrações e produtos da agricultura familiar. O evento ocorre das 9h às 16h, no Centro de Treinamento da Epagri, que fica no Bairro Itacorubi, em Florianópolis, entre o Jardim Botânico e o Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Segundo Henrry Petcov, extensionista rural da Epagri e um dos organizadores do Porteira Aberta, o evento tem como objetivos aproximar o consumidor do agricultor familiar e realizar a venda direta dos produtos agrícolas. Desta forma, a feira terá 30 empreendimentos rurais assistidos pelos técnicos da extensão rural da Epagri na Grande Florianópolis. Eles vão comercializar produtos coloniais e artesanatos, muitos deles geridos por jovens, mulheres, indígenas e quilombolas.
Os empreendimentos familiares são de 13 municípios da região: São Bonifácio, Biguaçu, Major Gercino, Tijucas, Águas Mornas, Garopaba, Rancho Queimado, Florianópolis, Santo Amaro da Imperatriz, São João Batista, Anitápolis, Palhoça e Nova Trento.
Venda de produtos agrícolas
Na feira, o consumidor vai encontrar queijos artesanais, sucos de uva, vinhos, aguardente, embutidos, panificados, bolachas decoradas, ovos coloniais, produtos orgânicos, mel, melado, açúcar mascavo, pão de milho, geleias, conservas e frutas. Além dos produtos da agricultura familiar, também serão comercializados artesanato indígena, rendas de crivo, bilro, artesanato com conchas, suculentas e produtos à base de algas.
Uma das novidades deste ano será a oferta de três queijos premiados em concursos nacional e internacional. São eles: queijo Serramar – Medalha Super Ouro no 3° Mundial do Queijo do Brasil 2024 -, Floripano e Maciambu – ambos agraciados com a medalha de bronze no Prêmio Queijo Brasil 2023. Esses queijos são produzidos pela agricultora Daiani de Bem Borges, da Queijaria Boca da Serra, localizada a 70 quilômetros de Florianópolis e a 800 metros acima do nível do mar.
Mostra de trabalhos da Epagri
Durante a programação, o público do Porteira Aberta terá a oportunidade de conhecer alguns trabalhos desenvolvidos pela Epagri. Um deles diz respeito ao estímulo ao cultivo e consumo de Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs). Outro será o Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (SPDH), desenvolvido pela Empresa para produção de alimentos sem agrotóxicos.
Técnicos da Epagri também vão apresentar o projeto Cores da Terra, mostrando a tecnologia envolvida para realizar a previsão do tempo e farão a demonstração de alguns animais aquáticos que fazem parte das pesquisas na área da maricultura.
No dia, o Centro de Treinamento da Epagri estará com acesso aberto direto para o Jardim Botânico de Florianópolis e para o Centro de Ciência Agrárias CCA da UFSC, que funciona em um terreno anexo. Os três locais dispõem de estacionamento gratuito.