Região Grande Florianópolis

Epagri de Porteira Aberta terá mais uma edição neste sábado

Evento será das 9h às 16h no Centro de Treinamento da Epagri

Autor
Epagri de Porteira Aberta terá mais uma edição neste sábado
Foto: Aires Mariga / Epagri

A Epagri recebe neste sábado (15) a população da Grande Florianópolis para a quinta edição do Epagri de Porteira Aberta, que este ano será ampliado para oferecer ao público ainda mais atrações e produtos da agricultura familiar. O evento ocorre das 9h às 16h, no Centro de Treinamento da Epagri, que fica no Bairro Itacorubi, em Florianópolis, entre o Jardim Botânico e o Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

PUBLICIDADE

Segundo Henrry Petcov, extensionista rural da Epagri e um dos organizadores do Porteira Aberta, o evento tem como objetivos aproximar o consumidor do agricultor familiar e realizar a venda direta dos produtos agrícolas. Desta forma, a feira terá 30 empreendimentos rurais assistidos pelos técnicos da extensão rural da Epagri na Grande Florianópolis. Eles vão comercializar produtos coloniais e artesanatos, muitos deles geridos por jovens, mulheres, indígenas e quilombolas.

Os empreendimentos familiares são de 13 municípios da região: São Bonifácio, Biguaçu, Major Gercino, Tijucas, Águas Mornas, Garopaba, Rancho Queimado, Florianópolis, Santo Amaro da Imperatriz, São João Batista, Anitápolis, Palhoça e Nova Trento.

Venda de produtos agrícolas

Na feira, o consumidor vai encontrar queijos artesanais, sucos de uva, vinhos, aguardente, embutidos, panificados, bolachas decoradas, ovos coloniais, produtos orgânicos, mel, melado, açúcar mascavo, pão de milho, geleias, conservas e frutas. Além dos produtos da agricultura familiar, também serão comercializados artesanato indígena, rendas de crivo, bilro, artesanato com conchas, suculentas e produtos à base de algas.

Uma das novidades deste ano será a oferta de três queijos premiados em concursos nacional e internacional. São eles: queijo Serramar – Medalha Super Ouro no 3° Mundial do Queijo do Brasil 2024 -, Floripano e Maciambu – ambos agraciados com a medalha de bronze no Prêmio Queijo Brasil 2023. Esses queijos são produzidos pela agricultora Daiani de Bem Borges, da Queijaria Boca da Serra, localizada a 70 quilômetros de Florianópolis e a 800 metros acima do nível do mar.

Foto: Divulgação / Queijaria Boca da Serra

Mostra de trabalhos da Epagri

Durante a programação, o público do Porteira Aberta terá a oportunidade de conhecer alguns trabalhos desenvolvidos pela Epagri. Um deles diz respeito ao estímulo ao cultivo e consumo de Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs). Outro será o Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (SPDH), desenvolvido pela Empresa para produção de alimentos sem agrotóxicos.

Técnicos da Epagri também vão apresentar o projeto Cores da Terra, mostrando a tecnologia envolvida para realizar a previsão do tempo e farão a demonstração de alguns animais aquáticos que fazem parte das pesquisas na área da maricultura.

Foto: Aires Mariga / Epagri

No dia, o Centro de Treinamento da Epagri estará com acesso aberto direto para o Jardim Botânico de Florianópolis e para o Centro de Ciência Agrárias CCA da UFSC, que funciona em um terreno anexo. Os três locais dispõem de estacionamento gratuito.

Relacionadas