Região Brasil

Cantor Netinho recebe diagnóstico de câncer do sistema linfático

Cantor manteve a doença sob sigilo até a divulgação do boletim

Autor
Cantor Netinho recebe diagnóstico de câncer do sistema linfático
Foto: Divulgação/Redes Sociais

Em tratamento, o cantor Netinho ficou hospitalizado de 25 de fevereiro a 21 de março, no Hospital Aliança, em Salvador, na Bahia. Aos 58 anos de idade, o músico recebeu o diagnóstico de câncer do sistema linfático. A revelação aconteceu por meio de boletim médico, no site oficial do cantor, neste sábado (22).

PUBLICIDADE

Netinho passou por uma série de exames e, após uma semana de investigação, recebeu o diagnóstico.

Os primeiros sintomas que Netinho teve foram dificuldades para se locomover e fortes dores nas costas. Elas surgiram no momento em que ele se deslocava para cortar os cabelos e pegar os figurinos que vestiria no carnaval.

“O paciente Ernesto de Souza Andrade Junior, Netinho, recebeu alta hoje (21/03) do Hospital Aliança Star e seguirá sob os cuidados da Oncologia D’Or, em Salvador. Netinho foi diagnosticado com um câncer no sistema linfático, denominado linfoma, está em acompanhamento onco-hematológico, sob coordenação a Dra. Glória Bonfim. O cantor segue em tratamento com suporte médico especializado”, diz o boletim .

Todavia, a nota não fala sobre estágio da doença, nem mesmo qual será o tratamento.

Em outro momento, Netinho já havia enfrentado desafios de saúde anteriormente, incluindo três cirurgias cirúrgicas. À época, em 2013, o artista sofreu problemas vasculares no abdômen e teve complicações por conta de uma biópsia hepática, com sangramento no fígado.

Contudo, ele continua otimista sobre o processo de recuperação. “Já estou em casa, como prometi, eis aqui meu vídeo. Vamos que vamos”, disse ele em vídeo nas redes sociais. Veja:

Netinho diagnosticado com câncer; saiba como é a doença

Conforme o Instituto Nacional do Câncer (Inca), linfoma ou Doença de Hodgkin é um tipo de câncer que se origina no sistema linfático, conjunto composto por órgãos (linfonodos ou gânglios) e tecidos que produzem as células responsáveis pela imunidade e vasos que conduzem essas células através do corpo.

Essa doença surge quando uma célula de defesa do corpo, ou linfócito, se transforma em uma célula maligna capaz de se multiplicar descontroladamente. A célula maligna começa a produzir, nos linfonodos, cópias idênticas, também chamadas de clones.

Por fim, com o passar do tempo, essas células malignas podem se disseminar para tecidos próximos e atingir outras partes do corpo, se não tratadas.

Leia também: Saiba por que Preta Gil foi internada às pressas em UTI de hospital em Salvador – Guararema News

Relacionadas