
Uma famosa marca de roupas brasileira está sendo processada pelo cantor Caetano Veloso. A ação foi movida no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) contra a Osklen e seu fundador, Oskar Metsavaht. O motivo: uso indevido de sua imagem e dos elementos culturais do movimento Tropicália.
“Usaram a imagem do autor e do icônico movimento criado por ele para lançar e impulsionar as vendas de uma coleção de roupas com sua marca e, com isso, obter vantagens indevidas, locupletando-se ilicitamente de forma notoriamente parasitária”, dizem os advogados de Caetano Veloso.
A equipe do artista protocolou diversos requerimentos, como uma medida liminar para que a Osklen retire de circulação todos os produtos da linha “Brazilian Soul”, além de solicitar a exclusão das publicações feitas nas redes sociais. O processo indenizatório ainda exige o pagamento de R$ 1,3 milhão por danos morais e materiais.
A empresa foi notificada em agosto deste ano, porém a informação só se tornou pública nesta semana. A Osklen e o empresário ainda não se manifestaram sobre o assunto.