
A cantora Maraísa, da dupla com Maiara, está sendo alvo de críticas nesta semana, após ter publicado um vídeo nas redes sociais cantando uma música inédita chamada ‘Borderline’. A letra da canção associa o Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) a um relacionamento abusivo. O caso tomou proporção nas redes sociais e foi considerado psicofobia. O TPB é um padrão de comportamento em que as pessoas tendem a ser mais reativas e sensíveis.
A música se trata de uma conversa entre duas pessoas, em que uma delas aconselha a outra. Segundo a canção, a que recebe o conselho se relaciona com alguém “instável”, “intenso” e “extremo”, cujo “perfil se encaixa em uma personalidade Borderline”. “Se liga nos sinais desse cara, ele é controlador; não leve adiante algo que pode terminar em um casamento horrível”. Além disso, a letra diz que o rapaz é, por vezes, “um anjo”, e por outras, “um demônio”. Por fim, a música também o adjetiva como “maluco”.
A cantora publicou o vídeo nas redes sociais no sábado (26), e o apagou no domingo (27), após uma chuva de críticas, que continuam repercurtindo. Confira:
Uma das primeiras figuras nacionais a usar as redes sociais para reclamar da canção foi a criadora de conteúdo adulto Andressa Urach, que possui o diagnóstico de TPB. “Maraísa, eu, em nome de todos os borderlines, nos sentimos ofendidos com essa sua música infeliz, que causa um preconceito muito grande e atinge a saúde mental de muitas pessoas. Isso é crime, o que você está fazendo. Todas as pessoas que são border estão se unindo para te denunciar ao Ministério Público”, afirmou Andressa.
Música ‘Borderline’
A canção, nomeada ‘Borderline’, é parte integrante do DVD “Imemsidão”, gravado em maio de 2024, mas ainda não foi lançada.
“Esse tipo de conteúdo, apesar de parecer ‘alerta’ ou ‘proteção’ para alguém em um relacionamento difícil, é, na verdade, um exemplo grave de psicofobia”, afirmou a neuropsicóloga Taty Ades ao Metrópoles.
Com a repercussão do caso, na terça-feira (29), Maraisa se mostrou afetada pela situação. A assessoria da dupla disse que não irá se pronunciar sobre o assunto. Além disso, não há informação se a canção ainda será lançada, mas o vídeo foi apagado das redes sociais.
A internauta Juliana Mendes, diagnosticada com TPB, contou nas redes sociais que sofreu uma crise quando seu marido lhe mostrou a canção. “[…] eu era fã. Quando ouvi ela cantando fiquei gelada, com vergonha do meu marido”, publicou. Ela pontuou, ainda, que teve um surto e quis terminar seu casamento de 12 anos por pensar que era “tóxica”, e que era “um demônio”, como dito na canção. Por fim, Juliana conseguiu se acalmar após uma conversa com seu psicólogo.
Entenda o que é o TPB
De acordo com a Wikipedia, o TPB é um padrão de comportamento anormal caracterizado por instabilidade nos relacionamentos interpessoais, instabilidade na imagem de si próprio e instabilidade emotiva.
A pessoa pode também debater-se com uma sensação de vazio e medo intenso de abandono emocional. Os sintomas podem se desencadear após eventos aparentemente normais. O comportamento tem geralmente início no começo da idade adulta e ocorre em diferentes contextos.