
O filme brasileiro Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, perdeu o prêmio de Melhor Filme em Língua Não Inglesa no Globo de Ouro 2025. A cerimônia ocorreu em Hollywood, nos EUA, na noite de domingo (5). A vitória foi para o longa francês Emilia Pérez, dirigido por Jacques Audiard, que já se destacou nesta edição com um total de 10 indicações.
Emilia Pérez conta a história de Rita Mora Castro (interpretada por Zoe Saldaña). Uma advogada que se envolve com um chefe de cartel que deseja passar por uma transição de gênero. Com a ajuda de Rita, ele assume o nome de Emilia Pérez (Karla Sofía Gascón). E forja sua morte e parte em busca da felicidade.
Entretanto, retorna posteriormente para reencontrar seus filhos, o que desencadeia um confronto com o passado. Além disso, o filme, que também é um musical, recebeu amplos elogios da crítica, especialmente por sua abordagem das questões LGBTI+.
O filme francês foi aclamado no Festival de Cannes, onde venceu o Prêmio do Júri e a Palma de Ouro de Melhor Atriz para todo o elenco feminino. Desde então, se tornou um dos grandes favoritos da temporada de premiação, acumulando várias indicações e elogios por sua temática e execução.
Leia também: Fernanda Torres leva o Globo de Ouro de Melhor Atriz
Baseado em livro
Já Ainda Estou Aqui, apesar de não ter levado o Globo de Ouro, segue como um forte candidato ao Oscar 2025. O filme brasileiro, inspirado no livro de Marcelo Rubens Paiva, retrata a história da sua própria família e já teve mais de 3 milhões de ingressos vendidos no Brasil.
Desde sua estreia em Veneza, onde ganhou o Leão de Ouro de Melhor Roteiro, Ainda Estou Aqui tem se destacado em festivais ao redor do mundo e já arrecadou sete prêmios importantes.

A competição pela estatueta de Melhor Filme em Língua Não Inglesa no Globo de Ouro também contou com outros longas de peso, como All We Imagine as Light, The Girl with the Needle, The Seed of the Sacred Fig e Vermiglio, tornando a vitória de Emilia Pérez um marco importante da noite.
Logo após o resultado, a atriz Fernanda Torres, protagonista de Ainda Estou Aqui, postou nas suas redes sociais um agradecimento:
“A vitória já existe! A resistência tem sido gigante diante da indústria cinematográfica. “Ainda Estou Aqui” de Walter Salles mostra ao mundo que não estamos brincando em serviço e a entrega é de qualidade. O que vier desse processo é a ponte que construímos para as próximas gerações. Ao Brasil nosso muito obrigado pelo comparecimento aos cinemas, pelos aplausos e pela torcida”, disse ela.