Região Brasil

‘Ainda estou aqui’ conquista Oscar de melhor filme estrangeiro

Indicado também para a estatueta de melhor filme, Ainda Estou Aqui perdeu para Anora

Autor
‘Ainda estou aqui’ conquista Oscar de melhor filme estrangeiro
Foto: Reprodução

Na noite deste domingo (2) o cinema brasileiro fez história na 97ª edição do Oscar, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Em conquista inédita, Ainda estou aqui, de Walter Salles, foi o grande vencedor na categoria de melhor filme internacional.

PUBLICIDADE

O filme brasileiro superou Emilia Pérez (França), A Semente do Fruto Sagrado (Alemanha), A Garota da Agulha (Dinamarca) e Flow (Letônia).

Walter Salles dedicou a conquista para Eunice Paiva, esposa do ex-deputado Rubens Paiva desaparecido na ditadura, cuja busca em saber o destino do marido norteou o roteiro do filme. Em seu discurso de agradecimento, o cineasta brasileiro também ressaltou os trabalhos de Fernanda Torres, e a mãe da atriz, Fernanda Montenegro.

Indicado também para a estatueta de melhor filmeAinda Estou Aqui perdeu para Anora, maior vencedor da festa com cinco estatuetas no total.

Leia também: Confira a lista completa dos indicados ao Oscar 2025 – Guararema News

Fernanda Torres perde Oscar de melhor atriz

Fernanda Torres, indicada ao prêmio de melhor atriz, não levou a estatueta, que acabou nas mãos de Mikey Madison, de Anora. Mesmo assim Fernanda Torres entra na história do cinema repetindo sua mãe, Fernanda Montenegro, que foi indicada na edição de 1999 do Oscar como melhor atriz, mas a laureada foi a estadunidense Gwyneth Paltrow.

Premiação é assistida em Teatro de Balneário Camboriú

O Teatro Municipal Bruno Nitz, na Avenida Central, reuniu centenas de pessoas para acompanhar a transmissão da cerimônia do Oscar 2025. A expectativa era grande, e o público vibrou ao assistir ao anúncio da vitória inédita do cinema brasileiro.

A emoção tomou conta do teatro quando o nome do longa-metragem foi anunciado, sendo celebrado com aplausos e gritos de alegria. Veja:

A conquista histórica também foi comemorada nas ruas da cidade. Na Avenida Atlântica, algumas pessoas que acompanhavam o BC Folia souberam da vitória pelo telefone celular e festejaram a premiação. A notícia se espalhou rapidamente, gerando ainda mais euforia entre os foliões que celebravam a cultura e a alegria do Carnaval de Balneário Camboriú.

Homenagens no Carnaval brasileiro

A coincidência das datas da maior premiação do cinema com o Carnaval brasileiro acabou em clima de torcida da Copa do Mundo. Máscaras de Fernanda Torres e de Selton Mello (intérprete de Rubens Paiva), fantasias da estatueta dourada do prêmio, boneco gigante de Olinda, entre outras referências ao Oscar, estiveram presentes em desfiles e blocos carnavalescos pelo país inteiro.

Filme Vitorioso

Com suas indicações, o filme de Walter Salles sobre o desaparecimento do deputado Rubens Paiva (1929-1971) e a saga de sua esposa Eunice Paiva (1929-2018) já chegou vitorioso à festa da indústria cinematográfica.

Além disso, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu analisar se a Lei da Anistia, adotada com o fim do regime de exceção, se aplica ou não a crimes de sequestro e cárcere privado cometidos na época da ditadura militar brasileira.

Com informações da Agência Brasil. Atualizada às 7h45

Relacionadas