Região Grande Florianópolis

Enrico Ambrogini, ex-Cruzeiro, é o novo CEO do Figueirense

Executivo foi diretor de comunicações do Cruzeiro

Enrico Ambrogini, ex-Cruzeiro, é o novo CEO do Figueirense
Foto: Thiago Kai/Inter de Limeira

O executivo Enrico Ambrogini é o novo CEO do Figueirense SAF. Ele chega para comandar o processo de reestruturação financeira e administrativa do alvinegro após uma década de experiências em cargos de direção no futebol brasileiro e internacional.

PUBLICIDADE

Ambrogini tem 34 anos e é formado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal São Carlos, de São Paulo. Possui especialização em Gestão Esportiva com Foco na Indústria do Futebol pela Universidade de Londres, na Inglaterra, e Master em Gestão Esportiva pela Federação Paulista de Futebol (FPF).

Após início de carreira no mercado financeiro, o executivo começou sua trajetória no futebol em 2013, como diretor do Bom Senso Futebol Clube, organização não governamental fundada por jogadores profissionais para o desenvolvimento do futebol brasileiro.

Acumula passagens nos departamentos de futebol de Flamengo e Athletico Paranaense. Como CEO, atuou no Espírito Santo Futebol Clube, de Vitória-ES, e na Internacional de Limeira, de São Paulo, antes de rumar para uma experiência no futebol do exterior. Ambrogini foi diretor de comunicações do Cruzeiro.

No Real Valladolid, da Espanha, foi Diretor de Gestão e Administração do Futebol nas temporadas 2021 e início de 2022, quando foi contratado pelo Cruzeiro, seu último clube antes de assumir o Figueirense SAF. Na equipe mineira, atuou no cargo de COO – Chief Operating Officer (Diretor de Operações) nas temporadas de 2022 e 2023.

Ambrogini será apresentado oficialmente e concederá entrevista coletiva nesta sexta-feira (8), no Espaço Memorial do Estádio Orlando Scarpelli, ao lado do novo Diretor Executivo de Futebol.

Relacionadas