A Secretaria de Estado da Fazenda estuda ações de socorro financeiro para a recuperação econômica de empresas e pessoas atingidas pelas enchentes.
Também está em estudo o remanejamento de recursos para a Infraestrutura, Agricultura e Defesa Civil. A maior dificuldade do governo é contabilizar os prejuízos, o que permitiria o planejamento das ações.
Olho no olho
O secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Jerry Comper, derrubou toda a agenda de atendimentos e passou por todas as regiões assoladas pelas enchentes que castigam o estado. Nesta segunda-feira (16), Comper saiu de Florianópolis e foi para o Alto Vale.
Na Serra do Rio do Rastro, o secretário deu a ordem para a liberação da SC- 390 na altura do quilômetro 406, em Lauro Müller. A estrada, que é um cartão-postal, estava fechada há uma semana. Ontem o prefeito de Agronômica, César Cunha, fez questão de ir de bote ajudar Comper a fazer a travessia no município para seguir viagem a Rio do Sul.
Camilo nega
O deputado estadual Camilo Martins (Podemos) entrou em contato para negar que teria conversado com o ex-deputado Gelson Merisio (Solidariedade) sobre a próxima eleição à Presidência da Assembleia Legislativa. “Estou num grupo que elegeu Mauro de Nadal na presidência e eu na Comissão de Constituição e Justiça. Continuamos juntos e trabalhando por Santa Catarina”, disse Martins.
Rompimento do reservatório
O deputado estadual Mário Motta (PSD) será o relator da Comissão Mista da Assembleia Legislativa que vai apurar a responsabilidade do rompimento do reservatório de água da Casan, no Monte Cristo, em Florianópolis, que ocorreu no dia 06 de setembro, atingindo 386 moradores.
Instalada oficialmente na semana passada, a Comissão tem por finalidade acompanhar as ações relativas ao desastre, como restituição de valores às vítimas e atendimento às necessidades ocasionadas pelo rompimento.
Em um prazo oficial de 60 dias, a Comissão pretende ouvir o depoimento da direção e técnicos da Casan, da empresa construtora do reservatório, além de técnicos das agências reguladoras de água e saneamento e associação dos moradores atingidos.
De olho na Prefeitura
Em Lages, parece que o deputado estadual Lucas Neves (Podemos) está efetivamente na corrida pela prefeitura. Na semana passada, ele anunciou o repasse de R$ 7 milhões do Governo do Estado para concluir obras no município. Ontem, ele confirmou que destinará mais R$ 1,1 milhão à principal cidade da Serra. No Podemos, a esperança é que Neves conte com o apoio do governador Jorginho Mello (PL). Para isso acontecer, a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, terá que desistir da disputa.
Lembrando as origens
O deputado federal Jorge Goetten (PL) foi à Oktoberfest de Blumenau no final de semana, mas, segundo ele, não foi para “fazer festa”. Goetten vestiu a camisa de trabalho e auxiliou na limpeza do evento. “Há anos faço isso e acharam que eu não ia mais fazer agora, como deputado federal. A gente quer dar o exemplo”, enfatizou.
Nas últimas duas semanas, o parlamentar foi ao Alto Vale, sua terra natal, para acompanhar a situação das enchentes. Também organizou reuniões com a bancada catarinense e governo federal para discutir a ajuda às vítimas. Goetten sugeriu criar uma comissão permanente de acompanhamento das cheias com deputados e senadores.
Reserva de vagas
A Prefeitura de São José passará a garantir a reserva de 20% das vagas para negros e pardos em concursos do município, processos seletivos e para contratação em caráter temporário. A lei de autoria do vereador Toninho da Educação (PSB) foi sancionada ontem pelo prefeito Orvino de Ávila (PSD). O prefeito também assinou um decreto que cria o grupo de trabalho que organizará o evento “Novembro é Todo Dia – Para uma São José sem Racismo”.
Direitos dos animais
A recém-instalada Comissão de Proteção, Defesa e Bem-Estar Animal da Assembleia Legislativa pretende acompanhar como está a aplicação da Lei Estadual, que dispõe sobre a conscientização dos direitos dos animais domésticos e silvestres nas escolas públicas e privadas de ensino fundamental e médio.
Para isso, o colegiado vai convidar o Secretário de Estado da Educação Aristides Cimadon, além de representantes do Conselho Estadual de Educação e do Colegiado Estadual de Educação das Associações de Municípios de Santa Catarina, da Fecam.
Marcelo Lula é jornalista e radialista. Atuou em emissoras de rádio e jornais no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Atualmente, faz comentários na Condá FM de Chapecó e na Rede Guararema de Rádios.
O jornalista tem se destacado por furos de fatos de grande repercussão em Santa Catarina, além de matérias investigativas e revelações dos bastidores de importantes investigações e da política.