Região Santa Catarina

Em busca do público jovem, Alesc estreia canal oficial no TikTok

Parlamento catarinense está entre as Assembleias do país com mais seguidores em todas as plataformas

Autor
Em busca do público jovem, Alesc estreia canal oficial no TikTok
FOTO: Giovanni Kalabaide / divulgação

As chamadas plataformas digitais usadas como redes sociais tem sido cada vez mais utilizadas pelos setores públicos, que buscam divulgar seus trabalhos e levar ao conhecimento do público o que tem sido produzido nas repartições. A Assembleia Legislativa de Santa Catarina, que já usa há alguns anos o Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e WhatsApp, agora também está se conectando com os catarinenses pelo seu novo canal no TikTok, a rede social que faz sucesso principalmente entre o público jovem.

PUBLICIDADE

O aplicativo permite o compartilhamento de vídeos curtos, com duração entre 15 e 60 segundos, com clipes divertidos. Em números absolutos, o parlamento catarinense está entre as assembleias do país com mais seguidores em todas as plataformas.

Para o diretor de comunicação da Alesc, jornalista Dayan Schütz, a chegada no TikTok tem como desafio popularizar os temas discutidos no Parlamento, visando atrair o público jovem. Ele avalia, ainda, que é mais uma importante ferramenta de comunicação utilizada pelo Parlamento para se aproximar da sociedade catarinense.

“O foco desta gestão da Comunicação Social da Alesc é ampliar o alcance tanto geográfico, quanto no perfil do público. Após a ampliação do potencial do YouTube, transmitindo ao vivo, simultaneamente, todas as comissões e reuniões que ocorrem no Palácio Barriga Verde, estamos chegando no TikTok com o desafio de popularizar os temas discutidos na Alesc para um público preferencialmente entre 13 e 24 anos”, avaliou.

Alcance da Alesc

Os perfis das redes sociais do Parlamento somaram em 2023 mais de 267,8 mil seguidores, com aumento de 6% em relação ao ano anterior. As postagens alcançaram 9,5 milhões de visualizações de forma orgânica, número 8% maior que em 2022.

O principal canal de comunicação da Alesc hoje é o Instagram, com mais engajamento, visualização e participação dos seguidores, que somaram 49,3 mil em 2023.

Outra novidade da comunicação para ampliar o acesso dos catarinenses ao trabalho dos deputados estaduais é a transmissão ao vivo e simultânea, de todas atividades legislativas pelo canal da Alesc no You Tube.

Relacionadas