Três dos atuais deputados estaduais em Santa Catarina, todos eleitos em 2022, foram agora eleitos prefeitos em suas cidades, o que abre vagas para seus suplentes. Um dos substitutos confirmados para assumir o mandato na Alesc é o atual vice-prefeito de Camboriú, Silvio Cardoso Junior (PRD), conhecido como Pastor Junior Cardoso, da Igreja Assembleia de Deus, que vai entrar no lugar do deputado Egídio Ferrari (PL), que se elegeu prefeito em Blumenau.
Egídio foi eleito em primeiro turno com 51,40% dos votos, mas deve se manter na Alesc até 31 de dezembro. A posse do suplente deve ocorrer somente em fevereiro, após om recesso de férias dos deputados.
Tanto Junior quanto Egídio concorreram em 2022 pelo extinto PTB, que depois disso se fundiu com o partido Patriota, formando o PRD. Egídio trocou de legenda e entrou no PL de Jair Bolsonaro, enquanto que Junior se mantém até hoje no PRD.
Em Camboriú, Junior apoiou o candidato derrotado Edson Piriquito (MDB), que perdeu a eleição no domingo (6) para o ex-governador Leonel Pavan.