No domingo 27 foi realizado o segundo turno das Eleições 2024. Dos 34 milhões de brasileiras e brasileiros aptos a votar, o segundo turno registrou que cerca de 3 em cada 10 eleitores não compareceram às urnas, de acordo com os números divulgados pela presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia.
A abstenção registrada foi de 29,26%, número superior ao que foi contabilizado no primeiro turno, quando o índice de ausência foi de 21,71%. Com isso, o segundo turno registrou que mais de 9,9 milhões de eleitores não foram às urnas no segundo turno.
Neste domingo foram usadas 97.392 urnas, sendo que 0,12% dos equipamentos precisaram ser substituídos.
Nesse segundo turno, de acordo com o TSE, o primeiro resultado conhecido veio da capital paraense às 17h30, 30 minutos após o encerramento da votação, os moradores de Belém (PA) já sabiam quem era o candidato escolhido para comandar a próxima gestão do executivo municipal.
De acordo com a Corte Eleitoral uma análise vai ser feita de forma regionalizada para entender o que pode ter provocado os altos índices de abstenção. A ideia é fazer uma pesquisa, em conjunto com os Tribunais Regionais Eleitorais, e elaborar ações para enfrentar a questão.
Os dados devem ficar disponíveis antes da diplomação dos eleitos em dezembro.