Região Grande Florianópolis

São José: pesquisa confirma polarização entre Orvino e Adeliana

Instituto 100% entrevistou 400 pessoas entre 22 e 31 de agosto

Autor
São José: pesquisa confirma polarização entre Orvino e Adeliana
Orvino e Adeliana aparecem à frente dos demais candidatos. Fotos: divulgação

Em São José, na Grande Florianópolis, uma nova pesquisa de opinião divulgada nesta segunda-feira (2) apresentou um cenário atual das intenções de voto para a prefeitura, nas eleições que ocorrem em outubro. De acordo com os números do Instituto 100%, em parceria com a Futura Inteligência, o atual prefeito Orvino de Ávila (PSD), ampliou sua liderança sobre os demais concorrentes.

PUBLICIDADE

Na pesquisa expontânea, Orvino aparece agora com 24.6%, quase 10 pontos perecentuais a mais que a segunda colocada, a ex-prefeita Adeliana dal Pont (PL), que tem 14,9%.

Na terceira posição aparece o candidato do PT, ex-vereador Antônio Battisti (PT), que cresceu em relação à pesquisa anterior, e agora tem 4,5%. Pouco abaixo, mas em empate técnico, está o candidado do Podemos, o ex-vereador Moacir da Silva, com com 4,1%. Vanessa Milis, do Novo, tem 1,1%.

A vantagem de Orvino sobre Adeliana diminui na pesquisa estimulada, aquela em que o pestuisador apresenta ao eleitor os nomes dos candidatos que estão na disputa. Nessa, orvino tem 31,1% contra 26,1% de Adeliana. M<oacir ultrapassa Battisti, com 8,5%, contra 6,7% do candidato petista. O maior crescimento em termos percentuais na estimulada é de Vanessa Millis, que quadriplica suas intenções de voto e passa a ter 4,4%.

Vanessa Millis, Moacir da Silva e Antônio Battisti. fotos: divulgação

Rejeição

O Instituto 100% Cidades também pesquisou a rejeição dos candidatos. Nesse caso, os pesquisadores perguntam ao eleitor em quais candidatos ele não votaria de jeito nenhum. A maior rejeição é de Adeliana Dal Pont, com 32,7%. Orvino aparece em segundo, com 27,5%, seguido de Battisti, com 21,9%, Moacir, com 12,7%, e Vanessa, com 11,7%. Além disso, 14,7% dos entrevistados não rejeitam nenhum candidato, 2,6% rejeitam todos, e 14,9% não souberam ou não quiseram responder.

A pesquisa do Instituto 100% Cidades está registrada no Tribunal Superior Eleitoral em Brasília sob o número SC-08184/2024. Foram ouvidas 400 pessoas, e a margem de erro é de 4,9 pontos percentuais. O índice de confiança é de 95%. As entrevistas foram realizadas entre 23 e 31 de agosto.

Relacionadas