Região Balneário / Itajaí

Pesquisa Massa FM foi a única a se aproximar do resultado oficial em Balneário Camboriú

Apesar de acertar ao informar que pleito seria bastante equilibrado, pesquisa da Massa foi censurada pela Justiça

Autor
Pesquisa Massa FM foi a única a se aproximar do resultado oficial em Balneário Camboriú
Foto: divulgação

Passadas as eleições municipais em todo o Brasil, é possível se observar agora quais pesquisas eleitorais feitas antes do dia da votação apresentaram índices mais próximos do resultado oficial. Em Balneário Camboriú, a pesquisa contratada pela Rádio Massa FM 107 e elaborada pela empresa DNA Pesquisas foi a que mais se aproximou da apuração final do TSE, que deu vitória para Juliana Pavan (PSD). Inconformados com a previsão de uma eleição bastante equilibrada, uma das coligações ingressou com uma ação judicial junto à Justiça Eleitoral e a publicação da pesquisa Massa foi censurada.

PUBLICIDADE

De acordo com os números oficiais finalizados ainda na noite de domingo (6), Juliana venceu com 42,30% dos votos, contra 38,71% do segundo colocado, Peeter Grando (PL). Uma diferença de apenas 3,59 pontos percentuais.

A pesquisa da Radio Massa FM 107 do Instituto DNA Pesquisas entrevistou 600 eleitores entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro. Mas não puderam ser publicados, por conta de um despacho relâmpago da Justiça Eleitoral. Os números foram conhecidos na quinta-feira (3), três dias antes da votação. Naquele momento, Peeter Grando aparecia pouco à frente, com 39,8%, enquanto que Juliana apontava 37,0%. No entanto, a diferença de apenas 2,8 pontos percentuais estava dentro da margem de erro de 4%.

Assim como a Pesquisa da Massa FM 107/DNA, o resultado oficial final que deu a vitória a Juliana também se mostrou com uma diferença oara o segundo colocado ainda dentro da mesma margem de erro de 4%, número padrão usado por todos os institutos de pesquisa no Brasil.

Outros institutos que trabalham com pesquisas eleitorais também estiveram consultando eleitores em Balneário Camboriú durante o período anterior à eleição. No entanto, em todos eles a diferença a favor de Juliana era de 20% ou até mais, bem distante ds números oficiais das urnas.

Criada em Santa Catarina em 2009 pelo empresário André Bovenzi, a DNA Pesquisas passou por uma fusão em 2013, quando passou a atuar sob o nome de Fleming Pesquisas, se mantendo nessa nova marca até 2020, quando voltou a trabalhar sob o nome da DNA. No mesmo ano, abriu um escritório em São Paulo, expandido sua atuação para fora de Santa Catarina. Além das eleições, a DNA também presta serviços para aeroportos, rodoviárias e outras empresas, com as chamadas pesquisas de satisfação.

André Bovenzi, diretor da DNA Pesquisas. Foto: divulgação

Nesse pleito de 2024, a DNA promoveu consultas em cidades como Joinville, Criciúma, Concórdia, Barra Velha, Penha, Piçarras, Araquari, São Francisco do Sul, Guaramirim e Timbó, além de Balneário Camboriú.

André Bovenzi revela que desde o início da camapanha, as consultas aos eleitores, feitas de forma extratificada e proporcional ao número de habitantes por cotas de idade, sexo e nivel de formação, mostraram um crescimento gradativo do candidato Peeter Grando. Os números indicavam desde sempre um resultado bastante equilibrado e imprevisível, que se manteve dessa froma até a contagem dos últimos votos. Confira um áudio em que André Bovenzi, da DNA Pesquisas, fala mais sobre a eleição em Balneário Camboriú:

Relacionadas