Em Blumenau, a pesquisa eleitoral promovida pela Radio Massa FM, líder absoluta de audiência na região, foi a que mais se aproximou do resultado final oficial do Tribunal Regional Eleitoral. Enquanto os demais institutos apontavam para a expectativa de um segundo turno, a Pesquisa Massa FM feita pelo Incope (Instituto Catarinense de Opinião Pública) acertou na mosca a vitória do candidato Egídio Ferrari (PL) ainda no primeiro turno.
O levantamento foi divulgado com exclusividade na manhã de segunda-feira (30), seis dias antes da votação, no programa Microfone Aberto, da Massa FM Blumenau.
A pesquisa do Incope foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número SC-04469/2024 e contou com 600 questionários aplicados, com margem de erro de 4% e nível de confiança de 95%. A coleta de informações no campo ocorreu entre os dias 26 e 28 de setembro de 2024, entrevistando eleitores e potenciais eleitores, ou seja, pessoas com idade igual ou superior a 16 anos.
Votos válidos foi na mosca
Na pesquisa estimulada, onde os eleitores entrevistados recebem uma lista com os nomes dos candidatos para poder escolher, Egídio Ferrari recebeu 44,67% dos votos, pouco mais que a soma de todos os demais candidatos juntos, o que já seria suficiente para encerrar o pleito sem a necessidade de um segundo turno. Levando em consideração apenas os votos válidos, o percentual de Egídio na pesquisa Incope ficou ainda mais poróximo da realidade: 50,38%
O resultado final oficial, divulgado ainda na noite de domingo, confirmou a vitória do delegado de Polícia, por um percentual ainda um pouco acima da pesquisa: 51,40%, mas sem segundo turno. Uma diferença de apenas 1,02% entre a expectativa e a realidade.
Outros institutos que também trabalharam suas pesquisas em Blumenau apontaram realidades distintas poucos dias antes do pleito. O Instituto 100% Pesquisas, que promoveu consultas em diversas cidades do Brasil, previu que haveria segundo turno, conforme publicações no dia 2 de outubro. Outra consulta que apontou uma nova eleição para definir o próximo prefeito de Blumenau foi feita pelo Portal da Cidade, onde Egídio Ferrari e Odair Tramontin (Novo) iriam para o segundo turno com percentuais muito próximos e dentro da margem de erro.
Incope
O Incope foi fundado em 2013 em Criciúma pela empresária Priscila Noveli, que percebeu a necessidade de abrir um instituto com maior credibilidade, que inspirasse confiança e demonstrasse uma fotografia real das intenções de voto no momento das entrevistas. Nesse ano, o índice de acertos superou os 90% em todas as cidades onde atuou, a exemplo de Blumenau.