Um homem de 65 anos foi preso em flagrante na manhã deste domingo (6) em Joaçaba, no Meio-Oeste catarinense, depois que foi flagrado fazendo foto da urna eletrônica com seu celular dentro da cabine eleitoral. A atitude é proibida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A prisão do eleitor foi confirmada pela chefe do cartório eleitoral de Joaçaba, Marcele Tiresdresch. Ele foi detido e levado à delegacia de Polícia. No seu celular, foram encontradas duas fotos da urna, que mostravam em quais candidatos havia votado. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) considera que houve quebra do sigilo do voto.
A ocorrência foi registrada às 8h30, na seção 166, no Sine de Joaçaba. Segundo o tenente Edilson Tarniovicz, da Polícia Militar de Santa Catarina, ele não reagiu à abordagem e deve agora fresponder pelo crime.
Conforme o TSE, entrar na cabina levando celular, máquina fotográfica, filmadora, equipamento de radiocomunicação ou qualquer objeto que possa comprometer o sigilo do voto é expressamente proibido. Os equipamentos deverão ser deixados em local indicado pelos mesários e retirados ao sair da seção eleitoral.
As eleições tiveram início às 8h em todo o Brasil. Em Santa Catarina, 5.640.659 eleitores aptos a votar para candidatos a prefeito e vereador em 295 municípios. Três cidades, Florianópolis, Joinville e Blumenau, podem ter 2º turno, caso o mais bem colocado não alcance mais de 50% dos votos válidos.